Uma árvore de decisão pode ajudá-lo a tomar decisões, sejam elas decisões do dia-a-dia ou que tenham efeitos de longo prazo. As árvores de decisão podem ter muitas ramificações (cada uma representando uma decisão), permitindo que você analise os efeitos de decisões complexas e veja os resultados dessas decisões em formato de planilha. A ferramenta de forma do Microsoft Excel pode iniciar seu brainstorming e permitir que você crie ramificações enquanto pensa em sua decisão.
Etapa 1
Desenhe um quadrado em uma planilha do Excel em branco. No Excel 2007, clique em "Inserir", depois em "Formas" e clique em um quadrado. No Excel 2003, clique no botão de forma automática "Retângulo" na barra de ferramentas de desenho e arraste o quadrado para sua planilha.
Etapa 2
Clique com o botão direito do mouse no quadrado e clique em "Adicionar texto". Digite a decisão principal na caixa. Por exemplo, você pode estar decidindo se deseja economizar ou gastar um ganho recente, então escreva "Salvar ou gastar" na caixa.
Etapa 3
Selecione uma forma de "Linha" na barra de ferramentas. Clique na borda direita do quadrado e arraste a linha para um comprimento de uma polegada ou duas (você pode alterar os comprimentos das linhas posteriormente clicando e arrastando sobre elas). No exemplo acima, você desenharia duas linhas de igual comprimento (uma para "Gastar" e outra para "Salvar").
Etapa 4
Desenhe mais dois quadrados no final das linhas, repetindo o processo para inserir um quadrado das Etapas 1 e 2 para desenhar o quadrado e inserir texto. No exemplo dado, escreva "Gastar" em uma caixa de texto e "Salvar" na outra. Isso cria seu primeiro conjunto de ramificações.
Etapa 5
Repita o processo acima para quantos galhos você precisar para sua árvore.
Dica
Área de add-ins disponível para Excel para criar árvores de decisão. Consulte Recursos para obter um link para o site de suplementos do Excel.