Embora a comunicação de dados possa parecer uma inovação relativamente nova, a história das conexões de dados data do início do século XIX. Por meio de uma série de desenvolvimentos tecnológicos que tiveram contribuições comerciais, governamentais e militares, a comunicação de dados evoluiu de simples conexões com fio para uma robusta troca global de informações.
Definição
Antes de estudar a história da comunicação de dados, primeiro é importante entender exatamente o que constitui essa forma de troca de informações. Como a história da comunicação de dados se estende muito além das modernas conexões de computador e dispositivos sem fio, alguns podem achar surpreendentes as primeiras raízes do canal de comunicação. Segundo o Dr. Carl Rebman, professor de Comunicação de Dados e Redes de Computadores da Universidade de San Diego, os lexicógrafos definiram comunicação de dados como "Qualquer processo que permita a passagem de um remetente para um ou mais receptores de informações de qualquer natureza, entregues em qualquer forma fácil de usar por qualquer sistema eletromagnético." Essa definição ajuda os historiadores a traçar as raízes da comunicação de dados consideravelmente além do equipamento digital moderno.
História antiga
De acordo com a organização History of Computing, a comunicação de dados tem suas primeiras raízes na exibição de um sistema de telégrafo de Samuel Morse em 1837. Um relato do histórico de comunicação de dados postado por especialistas em telecomunicações da General Telecom, LLC também aponta para uma patente de telégrafo que o inventor Charles Wheatstone registrou no mesmo ano. Em 1843, o serviço de telégrafo foi adotado pela Great Western Railway, um endosso que permitiu que o serviço se expandisse por todo o país.
Desenvolvimentos de telecomunicações
Melhorando no telégrafo, de acordo com a História da Computação, Alexander Graham Bell introduziu o telefone em 1876. Embora as linhas telefônicas padrão não transportassem tráfego de dados até quase cem anos depois, o desenvolvimento das primeiras telecomunicações - juntamente com uma invenção de 1895 por Guglielmo Marconi, o rádio, lançou as bases para vários desenvolvimentos subsequentes na tecnologia de comunicação. Em 1947, a Bell Labs introduziu o transistor, um dispositivo que encontrou integração em inúmeros produtos eletrônicos subsequentes. O governo dos EUA expandiu essas tecnologias em 1958 com o lançamento de um satélite orientado para comunicações, e a primeira transmissão de fax por linhas telefônicas padrão ocorreu quatro anos depois.
Conexões do computador
Após a primeira transmissão de fax em 1962, a modulação de dados em som para transmissão através de linhas telefônicas se popularizou por vários anos. Embora a tecnologia de modulação/demodulação, ou modem, tenha continuado a transportar tráfego de dados mais lento pelo restante do século 20, de acordo com a História da Computação, o desenvolvimento do Protocolo de Internet (IP) em 1969 marcou um marco significativo na história da comunicação de dados. Nas décadas seguintes, as primeiras tecnologias de comunicação de pacotes, como o Asynchronous Transfer Mode (ATM), Frame Relay e Integrated Services Digital Network (ISDN), surgiram como uma solução viável para necessidades de dados residenciais comerciais e de alto nível. Em 1991, mais de 1 milhão de servidores estavam online usando a tecnologia de Protocolo de Internet, e a World Wide Web surgiu como o principal componente da Internet em meados da década de 1990.
Sem fio
À medida que a comunicação de dados com fio se expandiu, uma forma separada de troca de dados que não exigia fios experimentou um desenvolvimento simultâneo. De acordo com o site de referência de comunicação sem fio WirelessCommunication.nl, as tecnologias sem fio desenvolveram-se rapidamente durante a Primeira Guerra Mundial. havia adotado a tecnologia. Em 1974, a Federal Communication Commission (FCC) começou a alocar espectros sem fio para comunicação sem fio, e as empresas sem fio começaram a integrar dados de pacotes de rádio já em 1984. Essa tecnologia evoluiu para os vários protocolos de dados de pacotes sem fio digitais usados no século XXI.