A diferença entre um diagrama de fluxo de dados (DFD) e um fluxograma (FC) é que um diagrama de fluxo de dados normalmente descreve o fluxo de dados dentro de um sistema e o fluxograma geralmente descreve a lógica detalhada de um processo de negócios.
Entendendo um diagrama de fluxo de dados
Diagramas de fluxo de dados são ferramentas bem-vindas usadas em métodos estruturados de análise e design, mostrando o fluxo de informações através de um sistema. Cada processo transforma entradas em saídas. Comece a analisar diagramando uma visão geral do sistema, normalmente desenhando um diagrama de contexto. Em seguida, detalhe metodicamente cada processo em uma abordagem diagramada de cima para baixo, começando com o nível um, identificando o processo principal do sistema e prosseguindo para o nível dois, a fim de analisar melhor o processo. Os resultados do diagrama de fluxo de dados são uma série de diagramas que representam a atividade do sistema de forma clara e concisa.
Como usar um diagrama de fluxo de dados
Ao usar um diagrama de fluxo de dados para ilustrar os processos de um sistema, é necessário usar cinco símbolos. A entidade externa, um oval, representa uma origem ou destino de um fluxo de dados fora da área de estudo. O processo, uma caixa retangular, representa a manipulação dos fluxos de dados dentro do sistema. Uma linha representa o fluxo de dados com setas mostrando a direção do fluxo, normalmente da origem ao destino. Um armazenamento de dados é um compartimento de armazenamento para informações dentro do sistema, representado por um retângulo estreito aberto. Um fluxo de recursos mostra o fluxo de qualquer material físico desde sua origem até seu destino.
Entendendo um fluxograma
Os fluxogramas são diagramas fáceis de entender, que ilustram visualmente como cada processo funciona, sendo dividido em etapas. O fluxograma é uma excelente ferramenta de comunicação e ajuda a esclarecer ou questionar o objetivo do procedimento e se há necessidade de melhorias.
Usando um fluxograma
O uso de um fluxograma normalmente requer o uso de três tipos de símbolos:um círculo alongado representando o início e o fim de um processo; um retângulo significando instruções ou ações; e um diamante indicando que uma decisão é necessária. À medida que você trabalha em todo o procedimento que está mapeando, indique cada processo com um símbolo e mostre a conexão com o próximo processo e o fluxo de cada processo com uma seta. Às vezes é necessário continuar seu fluxograma em mais de uma folha de papel; se isso ocorrer, use conectores usando números dentro de círculos. É imperativo que você se lembre de que o fluxograma é um meio de comunicação.
Em contraste
Enquanto os diagramas de fluxo de dados representam o fluxo de dados, um fluxograma mostra o fluxo de controle. Em um fluxograma, um leitor pode determinar quais operações serão executadas, em que ordem e sob quais circunstâncias. Em um diagrama de fluxo de dados, não é necessário identificar as informações de procedimento. Também não é necessário mostrar informações sobre o tempo dos processos, ou se o processo irá operar em sequência ou em paralelo, no diagrama de fluxo de dados, mas é crucial em um fluxograma.