Corrigir erros de sintaxe é essencial na programação de computadores:o programa não funcionará até que os erros sejam corrigidos. Erros de sintaxe significam que o programa não consegue entender comandos baseados nas regras da linguagem de programação. Na programação, a sintaxe refere-se ao arranjo adequado de comandos (como regras de gramática) e ortografia. Os programadores podem resolver erros de sintaxe com a ajuda de ferramentas de depuração do Ambiente de Desenvolvimento Interativo e práticas recomendadas de verificação de código manual.
Pontuação incorreta e ausente
Os símbolos de pontuação informam ao sistema onde os comandos terminam, como o código é agrupado e como chamar diferentes partes do código. A depuração do IDE detecta com eficiência erros de pontuação perdidos e perdidos. Embora diferentes linguagens de programação tenham uma ampla variedade de usos de pontuação, existem regras gerais para orientá-lo. Por exemplo, terminar uma linha de código com dois pontos em vez de um ponto e vírgula na linguagem de programação C++ é um caractere incorreto e causa um erro de sintaxe.
Contendo comandos com pontuação
Linguagens como Java e JavaScript usam parênteses e colchetes para explicar como o código se encaixa. O programa não será capaz de entender o comando se todos os parênteses e colchetes não apresentarem caracteres de abertura e fechamento correspondentes. As aspas também podem causar problemas quando usadas incorretamente ou ausentes. Por exemplo, se você estiver usando uma aspa dentro de uma string de texto designada por aspas, você precisará usar uma sequência de escape na aspa interna ou então o programa terminará a string em um ponto incorreto. Embora o IDE possa identificar qual linha de código tem o erro de sintaxe, o programador pode usar o rastreamento de etapa única para ver onde cada compartimento começa e termina para localizar o erro.
Código desatualizado
As linguagens de programação podem ser atualizadas para novos padrões - o que inclui a remoção de comandos existentes. Se você estiver executando um código antigo em um programa usando um padrão de interpretação de código atualizado, poderá encontrar erros de sintaxe para comandos antiquados. Por exemplo, antes do Internet Explorer 10, o navegador podia usar comandos de efeito de exibição JavaScript chamados "Filtros DX". Se você executar o código que usa Filtros DX no IE 9, o código funcionará, mas se você executá-lo no IE 10, não funcionará. Use técnicas de programação atualizadas e com suporte para substituir o código desatualizado.
Comandos usados incorretamente
O sistema de depuração IDE identifica facilmente comandos usados incorretamente. Por exemplo, o programa terá um erro de sintaxe se você tiver um número armazenado como uma string como "22" e tentar adicionar outro número a ele. O programa trata strings, mesmo que sejam números, como texto. Embora o IDE identifique onde o número e a string são somados, o programador precisa rastrear o código de trás para frente para determinar onde a string se tornou uma string.
Nomes de variáveis e funções inválidos
As linguagens de programação que são estruturadas em torno de variáveis (valores atribuídos) e funções (chamadas de grupos de códigos) encontrarão erros de sintaxe quando um dos tipos de dados for usado incorretamente. A variável pode ser definida como uma string quando deveria ser um inteiro ou uma função pode ser nomeada após um nome de comando reservado ao idioma. Além disso, cada idioma possui regras de nomenclatura exclusivas para quais variáveis e funções podem ser nomeadas, como tipos de caracteres aceitáveis, distinção entre maiúsculas e minúsculas e limitações de caracteres iniciais. Por exemplo, a linguagem PHP não permitirá que nomes de variáveis comecem com um número.