Existem três classes gerais de tipos de mídia:cabo coaxial, par trançado e cabo de fibra óptica. O cabo coaxial sofreu um declínio de popularidade, mas está voltando um pouco com as soluções de modem a cabo. Existem dois tipos de cabos de fibra óptica:fibra multimodo e fibra monomodo. O par trançado é o tipo mais comum de cabeamento de rede de computadores. O par trançado pode ser classificado de acordo com o valor da impedância intrínseca do fio, e se é blindado ou não. Par trançado não blindado, com impedância intrínseca de 100 ohms, é o tipo mais comum de cabeamento de rede de computadores usado atualmente.
Cabo coaxial
O cabo coaxial usa um único condutor no meio de um cabo. O condutor central é cercado por um isolante chamado dielétrico. Uma blindagem condutora é colocada ao redor do dielétrico. Esta blindagem atua como o segundo condutor para o circuito também serve para proteger o condutor interno de interferências. O cabo coaxial para conexões de rede local (LAN) está obsoleto. O cabo coaxial está sendo usado em alguns casos para fornecer a última milha de serviço. Por exemplo, cabos coaxiais estão sendo usados por redes de TV a cabo para fornecer instalações de clientes de serviços de alta velocidade.
Par trançado não blindado
O cabeamento de par trançado não blindado, ou cabeamento UTP, é o tipo mais comum de cabeamento de rede. Consiste em quatro pares de fios trançados, cada um com um número diferente de torções por pé, todos envoltos em uma bainha. O cabeamento UTP é classificado de acordo com a categoria. As categorias 3 e 4 foram substituídas pelo cabeamento da categoria 5 no ano 2000. A categoria 5 é recomendada para executar Ethernet em velocidades de 100 Mbps. A categoria 5e foi introduzida para executar redes gigabit Ethernet ou 1000BaseT. A categoria 6 e a categoria 6a foram introduzidas desde então para oferecer melhor desempenho em velocidades mais altas. O cabeamento UTP tem uma impedância intrínseca de 100 ohms.
Par trançado blindado
Existem dois tipos de fiação de par trançado blindado. Nas décadas de 1980 e 1990, o par trançado blindado foi promovido como o melhor tipo de fio para redes Token Ring. Este tinha uma impedância intrínseca de 150 ohms. Uma nova tendência de fiação é usar par trançado blindado de 100 ohms. A blindagem reduz o ruído e aumenta o desempenho do cabo. Estes são às vezes chamados de par trançado frustrado, ou FTP (não confundir com protocolo de transferência de arquivos) ou às vezes chamados de par trançado blindado, ou ScTP. Esses tipos de cabos são compatíveis com UTP normal.
Cabo de fibra óptica multimodo
O cabo de fibra óptica às vezes é chamado de guia de onda ou guia de luz porque guia as ondas de luz ao longo do comprimento do cabo. A fibra multimodo é usada para cabos curtos, geralmente 1,6 mi (aproximadamente 2 km) ou menos.
Cabo de fibra óptica de modo único
O cabo de fibra óptica monomodo pode operar em distâncias muito maiores. Como a fibra permite que apenas um modo de luz se propague, os pulsos de luz colocados na fibra mantêm sua forma por muito mais tempo. Isso permite que os pulsos de luz viajem muito mais longe sem interferir com outros pulsos. A fibra monomodo é recomendada para cabos com mais de 1,6 mi.