Muitas fotos e imagens da Web são armazenadas no popular formato de imagem JPEG. Mas as imagens JPEG têm algumas limitações; alguns aplicativos funcionam melhor com imagens em formatos vetoriais, como Scalable Vector Graphics e Encapsulated Postscript.
Bitmap versus imagens vetoriais
A diferença entre os arquivos de imagem JPEG e vetorial está na forma como a imagem é armazenada e exibida.
Formato de bitmap
Um arquivo JPEG armazena a imagem no chamado formato raster ou bitmap. Em um formato de bitmap, cada pixel ou ponto individual na imagem contém uma cor específica; quando você combina todos os pontos, eles se combinam para formar uma imagem que você vê como uma única imagem, e não como pontos individuais. Mas como há apenas um certo número de pontos em uma imagem, se a imagem for exibida em um espaço maior ou menor do que o pretendido, a imagem perde resolução e fica difusa. Imagens de bitmap são fáceis de criar ao tirar fotos ou usar ferramentas de desenho, mas nem sempre podem ser usadas quando uma imagem maior é necessária.
Formato vetorial
Uma imagem vetorial, em vez de armazenar pontos individuais, armazena equações que descrevem todas as diferentes linhas e áreas da imagem. Quando a imagem é exibida, as equações são usadas para desenhar todas as linhas e áreas para caber em qualquer espaço em que a imagem é exibida. Portanto, embora as imagens vetoriais nem sempre contenham tantos detalhes pequenos quanto as imagens bitmap (especialmente as imagens bitmap grandes), mesmo imagens vetoriais muito pequenas podem ser dimensionadas para praticamente qualquer tamanho sem perder a resolução. Por serem tão bem dimensionadas, as imagens vetoriais costumam ser usadas para logotipos e outros trabalhos de design em programas como o Adobe Illustrator.
Aplicativos de conversão
A maioria dos aplicativos gráficos profissionais, como o Adobe Illustrator, pode converter imagens bitmap em imagens vetoriais, mas exige uma licença paga. Os aplicativos gratuitos que convertem imagens bitmap em imagens vetoriais incluem aplicativos de navegador, como Autotracer e VectorMagic, e aplicativos de desktop, como o Inkscape.
O Inkscape é um aplicativo gratuito e de código aberto que edita arquivos gráficos vetoriais em vários formatos. O Inkscape também possui um conversor de imagem bitmap para imagem vetorial, para que você possa usá-lo para converter suas imagens JPEG em imagens vetoriais. Siga as etapas abaixo para converter sua imagem JPEG em formato vetorial usando o Inkscape.
Dica
Embora essas instruções abordem especificamente arquivos JPEG, o Inkscape, VectorMagic e Autotracer também podem converter outros arquivos de imagem bitmap populares, como arquivos Bitmap do Windows (.bmp), GIF (.gif) e Portable Network Graphics (*.png).
Converta seu arquivo JPEG com o Inkscape
Etapa 1:importar o arquivo JPEG
1. Abra o
Arquivo menu e selecione
Importar... do cardápio. Selecione seu arquivo.
2. Selecione o arquivo JPEG a ser convertido e pressione o botão
Abrir botão.
Dica
Arquivos de bitmap com sombreamento excessivo, tons irregulares ou detalhes muito finos podem não ser bem convertidos para o formato vetorial. Portanto, para obter melhores resultados, escolha arquivos com pouco sombreamento e alto contraste sempre que possível.
Uma caixa de diálogo de importação de imagem de bitmap jpeg é aberta com opções a serem usadas para a importação. As opções padrão funcionam bem para a maioria das imagens, portanto, se você não tiver certeza de quais opções selecionar, não altere nenhuma das opções.
3. Pressione
OK botão.
O Inkscape exibe a imagem JPEG, selecionada na janela principal.
Etapa 2:converter a imagem para o formato de gráficos vetoriais
1. Clique no
Caminho menu e selecione
Rastrear bitmap... .
A caixa de diálogo Traçar Bitmap é aberta.
2. Clique em
Visualização ao vivo caixa de seleção para ver como a imagem rastreada ficará com as opções selecionadas.
3. Selecione as
Cores botão de opção em
Várias verificações cria um grupo de caminhos seção do diálogo.
A Visualização muda para exibir uma versão colorida de qualidade superior da imagem.
4. Pressione
OK botão para realizar a conversão, e a nova imagem vetorial é inserida na janela principal do Inkscape.
Etapa 3:salve a imagem como um arquivo gráfico vetorial
Embora a nova imagem vetorial tenha sido adicionada à janela, a imagem bitmap original ainda está na janela e você precisa excluir a imagem bitmap antes de salvar o arquivo.
1. Selecione a imagem original na janela principal e pressione o botão
Excluir tecla do seu teclado.
Dica
A nova imagem vetorial pode ser inserida diretamente sobre a imagem JPEG original. Portanto, para excluir a imagem JPEG antiga, talvez seja necessário primeiro mover a imagem vetorial.
2. Abra o
Arquivo menu e selecione
Salvar como... .
A caixa de diálogo Salvar como... é aberta e solicita que você selecione o arquivo para salvar.
3. Navegue até a pasta onde deseja salvar o arquivo de gráficos vetoriais e digite o nome do novo arquivo.
4. Clique em
Salvar como tipo campo para abrir uma lista de tipos de arquivo.
5. Selecione o tipo de arquivo que deseja salvar.
Dica
O tipo de arquivo que você deve selecionar depende do aplicativo no qual você planeja abrir a nova imagem vetorial. Muitos aplicativos da Web podem abrir
Gráficos vetoriais escaláveis (*.svg) arquivos, mas se você pretende abrir o arquivo posteriormente no Adobe Illustrator ou compartilhá-lo com alguém que o faça, você deve selecionar
Encapsulated PostScript (*.eps) .
6. Pressione o botão
Salvar botão para criar seu arquivo.