A principal diferença entre gateways e roteadores é que um gateway é o único ponto de acesso a computadores fora de sua rede. Dependendo da complexidade da sua rede, os gateways podem ser apenas um ou alguns, pois fornecem os pontos de saída e entrada, como as portas de uma casa. Os roteadores, por outro lado, determinam o caminho mais curto possível que seus dados podem percorrer do computador A para o computador B, como corredores e escadas.
Gateways
Um gateway é um servidor com um aplicativo de gateway instalado ou um dispositivo que conecta uma rede de computadores a outra rede. Se a Rede A quiser se conectar à Rede B e vice-versa, ambas as redes devem ter gateways que forneçam pontos de saída e entrada para que os computadores das duas redes se comuniquem. Portais são importantes. Eles definem os limites da sua rede.
Roteadores
Um roteador é um dispositivo de aplicativo que possui portas às quais os computadores e servidores se conectam. Os roteadores são programados com tabelas de roteamento para determinar o caminho mais curto possível entre o Computador A e o Computador B. Uma tabela de roteamento contém uma lista de endereços IP que um roteador pode conectar para transferir dados. É sofisticado o suficiente para determinar o número de possíveis "saltos" de um computador para outro.
Configuração de rede
Para ilustrar a diferença entre roteadores e gateways, imagine duas redes com 20 computadores cada. Para que os 20 computadores dentro da rede se comuniquem, nenhum gateway é necessário. Um roteador com uma tabela de roteamento que defina os saltos dentro desses 20 computadores é suficiente. Agora, se o Computador A da Rede A quiser enviar arquivos para o Computador B da Rede B, deve haver um Gateway A e um Gateway B para que as duas redes possam se comunicar.
Segurança
Roteadores são dispositivos que precisam ser protegidos contra inundações com muitos dados e tráfego de rede. Um roteador precisa ser protegido de forma que o congestionamento entre os caminhos de roteamento seja minimizado, portanto, várias tabelas de roteamento devem ser configuradas para mapear como os dados trafegam pela rede. A segurança do gateway é mais crucial. Sendo o ponto de saída e entrada de uma rede, os servidores e equipamentos gateway devem estar protegidos contra vírus, pois qualquer coisa que passe pelo gateway pode acessar sua rede interna. Se um roteador estiver congestionado ou comprometido, você pode simplesmente remover esse roteador e os outros roteadores determinarão outros caminhos possíveis para obter dados pela rede. Se você tirar um gateway, você derrubará uma rede inteira.
Configurações de gateway e roteador
Os roteadores são configurados definindo suas tabelas de roteamento. A tabela de roteamento contém uma lista de endereços IP para os quais o roteador pode transmitir dados. Os gateways são configurados definindo o que é considerado rede interna e o que é considerado externo. Os servidores de gateway geralmente têm dois endereços IP. Um é o endereço IP interno, com o qual os computadores dentro da rede se comunicam; o outro é um endereço IP externo para quem está fora da rede.