O Microsoft Windows serve como o núcleo da maioria dos computadores desktop e laptop, com cerca de 90% executando alguma versão do sistema operacional. Na sua forma mais básica, o Windows oferece uma plataforma para execução de outros programas. A Microsoft construiu essa plataforma nas últimas três décadas, adicionando interfaces de usuário e recursos mais elaborados que tornam o computador em que é executado mais poderoso e fácil de usar.
A função dos sistemas operacionais
Todos os sistemas operacionais, incluindo o Windows, servem como base para os programas de computador funcionarem. O sistema operacional controla o hardware do sistema, fazendo com que componentes internos e periféricos funcionem em todos os programas. Os sistemas operacionais também funcionam como lançadores e gerenciadores de arquivos, fornecendo uma maneira de abrir programas, organizar documentos e transferir dados. Todos os programas se ligam ao sistema operacional para serem executados, portanto, cada sistema tem seu próprio software - você não pode executar um programa projetado para Windows em um computador com Mac OS X.
Versões anteriores do Windows
A Microsoft lançou a primeira versão do Windows em 1985 como uma interface gráfica para computadores rodando MS-DOS. O Windows facilitou o uso de computadores fornecendo menus e botões intuitivos em vez de exigir comandos de texto para executar programas e gerenciar o sistema. O Windows também tornou possível manter vários programas abertos ao mesmo tempo. Essa era do Windows como interface DOS durou até o lançamento do Windows 3.1 em 1992.
A era moderna do Windows
O Windows 95 marcou a primeira versão do Windows a deixar de depender do MS-DOS - pela primeira vez, um usuário poderia evitar acessar um prompt de comando. 95 também introduziu o menu Iniciar, que se tornou um grampo do sistema. Embora o Windows tenha passado por muitas mudanças estilísticas e melhorias funcionais, sua aparência e operação básicas permaneceram as mesmas no Windows 98, Windows ME, Windows XP, Windows Vista e Windows 7, bem como em sistemas voltados para negócios, incluindo o Windows 2000.
Windows 8
Com o lançamento do Windows 8 em 2012, a Microsoft mudou drasticamente a aparência do sistema, adicionando uma interface de tela cheia com blocos e aplicativos com a intenção de mergulhar os usuários na atividade online. A Microsoft usou essa nova estética para unificar seus produtos, fornecendo layouts semelhantes em tablets e telefones Windows baseados em toque, bem como nos consoles de jogos Xbox 360 e Xbox One. No PC, a interface da área de trabalho permanece como opção para execução de programas tradicionais.