Um sistema de ponto de venda de restaurante (POS) é um sistema informatizado de pedidos e manutenção de registros em rede que processa pedidos e pagamentos e mantém um registro digital de vendas, transações, inventário e relatórios do servidor. Existem vários componentes disponíveis que podem ser usados para criar um sistema de execução eficiente. Embora você possa comprar um pacote completo de sistema de ponto de vendas de um revendedor de PDV, se você construir seu próprio sistema de PDV de restaurante, poderá personalizá-lo com componentes que beneficiarão a eficiência e os lucros do seu restaurante.
Criando um sistema de PDV personalizado
Etapa 1
Compre componentes, dependendo dos elementos que você precisa em seu sistema. Os componentes essenciais são um servidor de back office, que é o principal "cérebro" do sistema POS, pelo menos uma caixa registradora, uma impressora e um monitor. Monitores com tela sensível ao toque são recomendados, mas um monitor padrão pode ser usado se você adicionar um teclado. Componentes adicionais podem incluir várias impressoras (se você tiver várias estações de trabalho ou áreas de preparação), leitores de código de barras (se seu estabelecimento vender itens embalados no varejo) e leitores de tarja magnética (MSRs) e PIN pads se você aceitar cartões de crédito e débito.
Etapa 2
Programe seu servidor de back office. Como o servidor de back office será a sede principal para todas as transações e procedimentos de sua empresa, configure-o primeiro. Instale o Microsoft Windows e o software POS no servidor de back office e insira todas as informações pertinentes, como itens de menu, listas de preços, senhas de gerente, informações de funcionários e números de servidor.
Etapa 3
Configure as estações de trabalho principais e secundárias, usando os componentes escolhidos. Instale um monitor, teclado (se aplicável) e impressora em cada estação de trabalho. Se você for usar impressoras BOH (atrás da casa) que enviam pedidos de itens de menu para áreas de preparação separadas (como a cozinha principal, bar ou estação de saladas), instale uma impressora em cada uma dessas seções também. Conecte uma gaveta de dinheiro, MSR e PIN pad à sua estação de trabalho principal, onde as transações em dinheiro são feitas, e unidades adicionais a qualquer estação de trabalho que as exija.
Etapa 4
Conecte todos os componentes da estação de trabalho ao servidor de back office criando uma rede local (LAN) usando conexões Ethernet. Configure seu hub Ethernet; conecte os cabos Ethernet de forma segura do hub a cada estação de trabalho. Passe os cabos sob tapetes, atrás de móveis ou através do teto para que não possam tropeçar ou causar feridas nos olhos. Certifique-se de que cada estação de trabalho esteja conectada corretamente ao seu servidor de back office.
Etapa 5
Crie uma rede para todas as suas estações de trabalho. Você precisará conectar seu sistema em rede para garantir que todas as informações inseridas cheguem ao destino digital adequado. Escolha um programa de software projetado especificamente para vendas de alimentos e bebidas em restaurantes e instale-o no servidor de back office. A maioria dos programas de software de PDV para restaurantes solicitará e orientará você durante o processo de instalação.
Dica
A maioria dos varejistas de sistemas POS de restaurantes tem uma equipe de atendimento ao cliente de profissionais de informática e restaurantes que podem ajudá-lo a decidir quais componentes melhor se adequam ao seu estabelecimento.
Alguns varejistas oferecem assistência no local na instalação de seu sistema e software POS, bem como suporte ao cliente para programação e manutenção periódica.