Os vírus de rede podem paralisar uma rede de computadores. Embora seja relativamente fácil limpar um computador individual ou laptop infectado com um vírus porque o vírus pode ser colocado em quarentena em uma única máquina, o vírus pode se esconder em qualquer computador em uma rede infectada.
O problema é ainda pior quando a rede tem conexão com a Internet, pois o vírus pode muito provavelmente se replicar e se transferir para todos os dispositivos conectados.
Avaliação de ameaças
Etapa 1
Para neutralizar efetivamente a ameaça representada por vírus de rede, avalie a gravidade da infecção usando um software antivírus licenciado. Execute uma verificação de rede completa para identificar arquivos e programas suspeitos. A verificação exibe resultados dependendo do nível e extensão da infecção.
Etapa 2
Seu software antivírus e antimalware deve ser mantido atualizado. Habilite as atualizações automáticas e verifique se as atualizações estão disponíveis (em seguida, instale-as) verificando se há uma infecção. Como centenas de novas instâncias de malware e vírus são criadas diariamente, o banco de dados de vírus do seu software provavelmente se tornará obsoleto mesmo em apenas alguns dias.
Etapa 3
Compreender o que o arquivo infectado faz e como ele afeta o sistema de rede é essencial para limpar o vírus de forma eficaz. O sistema ou arquivo pode estar infectado por um vírus, um Trojan ou um keylogger – os tipos mais comuns de ameaças à rede. Configure o antivírus para que ele também verifique os arquivos ocultos, o diretório raiz e os programas em execução. Dependendo dos resultados, verifique o site do fornecedor para saber mais sobre a ameaça à qual a rede está exposta.
Contra-ataque
Etapa 1
Faça backup de todos os arquivos do sistema e do registro usando ferramentas relevantes. Muitas infecções se espalham para arquivos vitais para a execução do sistema, e limpá-los ou excluí-los pode tornar seu sistema instável. Com um Mac ou um PC convencional, o backup de arquivos integrais garante que os dados não sejam perdidos e que a rede permaneça estável. A opção "restauração do sistema" disponível em todas as versões modernas do Windows permite que o administrador defina um ponto de restauração para o qual o sistema operacional possa reverter em emergências.
Etapa 2
Coloque em quarentena todos os arquivos suspeitos. As opções disponíveis no software antivírus permitem o isolamento de arquivos infectados e impedem todas as suas trocas de outros arquivos ou do registro do sistema. Ao alterar ou falsificar entradas de registro do sistema operacional, alguns vírus de rede podem se tornar "invisíveis" para um programa antivírus. Uma verificação do registro e o isolamento subsequente podem identificar esses problemas específicos.
Etapa 3
Desinfecte ou limpe todos os arquivos em quarentena. Certos antivírus também verificam as caixas de correio em busca de e-mails potencialmente perigosos. Uma vez identificados pelo antivírus, esses e-mails devem ser limpos ou excluídos manualmente.
Dica
Antes de agir em qualquer arquivo, valide sua natureza e importância para o sistema. Às vezes, a exclusão de determinados arquivos pode tornar determinados softwares ou sistemas operacionais instáveis.
Em vez de apenas um software antivírus, considere usar um Internet Security Suite confiável. Isso dá mais segurança, pois monitora constantemente as trocas entre as máquinas e a rede.
Aviso
O uso de vários antivírus em um sistema de rede não aumenta a segurança da rede. Na verdade, eles podem entrar em conflito e inibir um ao outro. Escolha apenas um pacote antivírus para o seu sistema.
Se o PC estiver limpo, isso não significa que ainda estará limpo no próximo mês. É necessário o monitoramento e atualização constante do programa antivírus.