A memória do kernel no gerenciador de tarefas é uma parte da memória total disponível em um computador que está bloqueada para os processos do sistema operacional. A memória total consiste na RAM (memória de acesso aleatório) e na memória virtual. O "Paginado" na memória do kernel no gerenciador de tarefas refere-se à parte da memória virtual que é dedicada ao kernel, enquanto o "Não paginado" refere-se à memória do kernel dedicada na RAM. O valor para "Paged" e "Nonpaged" varia porque alguns processos do kernel são movidos da RAM para a memória virtual e vice-versa.
Plano de fundo
A ideia de memória do kernel vem da estrutura do computador, que possui uma camada de kernel que é responsável pelos processos centrais para executar o sistema operacional. Quando você executa seu computador durante a inicialização, a camada do kernel identifica os processos necessários para carregar seu sistema operacional. Esses processos são essenciais e, portanto, a memória do kernel foi desenvolvida como parte do gerenciamento de memória para garantir que sempre haja uma memória disponível e dedicada para os processos principais.
Memória de kernel não paginada
A memória do kernel não paginada no gerenciador de tarefas refere-se à memória do kernel que usa sua RAM. Os processos do sistema operacional inicialmente usam a RAM durante a inicialização, mas depois que ela é carregada, o gerenciamento de memória transfere alguns dos processos para a memória virtual para liberar sua RAM para outros aplicativos. Seu computador gerencia ativamente a memória trocando continuamente os processos do SO entre a RAM e a memória virtual. Os processos que usam a RAM são chamados de não paginados, enquanto aqueles que são transferidos para a memória virtual são chamados de paginados.
Memória de kernel paginada
A memória virtual é usada para retirar alguma carga da RAM, tornando a RAM disponível para outros aplicativos. Ele usa o espaço do disco rígido criando um arquivo em sua pasta raiz chamado pagefile.sys. Semelhante à RAM, uma parte do pagefile.sys é bloqueada para a memória do kernel. Os processos inativos usados pelo SO são transferidos para a memória virtual. A informação que você vê no gerenciador de tarefas para "Paged" em "Memória do Kernel" é a quantidade usada para o kernel.
Memória física disponível
A informação "Disponível" em "Memória Física" do gerenciador de tarefas é o espaço livre de RAM que pode ser usado para outros aplicativos. Este valor nunca será zero porque alguns processos sempre serão transferidos para a memória virtual.
Memória virtual
A memória virtual estende a capacidade limitada da RAM. Para que a RAM sempre tenha memória disponível para aplicativos em execução, alguns processos são transferidos para o pagefile.sys. A memória virtual total atualmente usada pelo seu computador é o "Total" em "Commit Charge" no Gerenciador de Tarefas do Windows. Este total é a soma do "Uso de memória" que você vê na guia "Processos".