Um dos maiores produtores de chips para computadores pessoais é a Intel Corporation, com sede na Califórnia. A Intel é um nome familiar há décadas, alimentando alguns dos computadores mais avançados com seus chips Pentium, Core e Xeon. No entanto, existem desvantagens em usar certos chips Intel que os fabricantes e compradores de computadores devem considerar.
Preço
Uma desvantagem dos processadores Intel é o preço. Como uma marca altamente reconhecível, os produtos da Intel geralmente são vendidos por mais do que os equivalentes de fabricantes de microprocessadores menos conhecidos. Além disso, os novos processadores Intel podem exigir um preço mais alto, caindo para níveis mais competitivos somente quando a empresa lançar um chip ainda mais novo. Isso pode aumentar o custo de novos computadores e tornar os modelos mais antigos com chips Intel menos atraentes para compradores com orçamento limitado.
Disponibilidade
Assim como os processadores Intel podem exigir um preço mais alto, novos modelos podem ser difíceis de adquirir em grandes quantidades. Isso é especialmente verdadeiro para processadores destinados ao uso em computadores desktop e notebooks populares, com muitos fabricantes de computadores diferentes competindo pelo mesmo estoque limitado de processadores. Como fabricante, confiar nos processadores Intel pode atrasar o lançamento de novos modelos ao público.
Consumo de energia
Enquanto a Intel produz uma linha de processadores para notebooks que consomem relativamente pouca energia, outros modelos destinados a computadores desktop usam uma quantidade significativa de eletricidade. Juntamente com as necessidades de energia para os ventiladores ou uma bomba do sistema de refrigeração líquida, isso pode fazer com que um computador usando chips Intel consuma uma grande quantidade de eletricidade, aumentando o custo operacional e contribuindo para sobrecarregar a rede elétrica.
Calor
Outro problema com alguns processadores Intel, como o Core 2 Duo, é o calor. Alguns dos processadores multicore mais poderosos da Intel produzem uma grande quantidade de calor, exigindo vários ventiladores para resfriamento. Além do uso de energia mencionado acima, o calor pode diminuir a durabilidade do processador ou tornar um notebook desconfortavelmente quente ao toque.