Uma rede cliente/servidor tem três componentes principais:estações de trabalho, servidores e os dispositivos de rede que os conectam. As estações de trabalho são os computadores subordinados aos servidores. Eles enviam solicitações aos servidores para acessar programas, arquivos e bancos de dados compartilhados e são regidos por políticas definidas pelos servidores. Um servidor "serviços" solicita de estações de trabalho e pode executar muitas funções como um repositório central de arquivos, programas, bancos de dados e políticas de gerenciamento. Os dispositivos de rede fornecem o caminho de comunicação para servidores e estações de trabalho. Eles atuam como conectores e roteiam dados para dentro e para fora da rede.
Estações de trabalho
As estações de trabalho, ou computadores clientes, inicialmente se diferenciam pelos sistemas operacionais que as executam. Em uma rede cliente/servidor, Windows 2000, Windows XP, Windows Vista e Windows 7 são exemplos de sistemas operacionais de estações de trabalho. Além de serem relativamente mais baratos que os sistemas operacionais de servidor, suas funções e processos são essencialmente destinados a computadores clientes. Bancos de dados centralizados, programas compartilhados, políticas de gerenciamento e segurança não fazem parte de seus sistemas operacionais. O que eles têm são versões localizadas de bancos de dados, programas e políticas que podem ser aplicadas individualmente a eles. As estações de trabalho também têm especificações técnicas mais baixas do que os servidores nas áreas de memória, espaço no disco rígido e velocidade do processador, pois não são obrigadas a processar solicitações ou registrar dados de vários computadores.
Servidores
Os servidores são diferenciados por diferentes conjuntos de sistemas operacionais, como Windows 2000 Server, Windows 2003 ou Windows 2008. Eles também têm mais memória e espaço no disco rígido e processadores mais rápidos porque armazenam e atendem várias solicitações (e muitas vezes simultâneas) de estações de trabalho. Um servidor pode assumir muitas funções em uma rede cliente/servidor. Pode ser um servidor de arquivos, um servidor de correio, um servidor de banco de dados e um controlador de domínio, tudo ao mesmo tempo. Uma rede bem configurada, no entanto, delineia essas funções para diferentes servidores para otimizar o desempenho. Um servidor, independentemente de sua função, atua essencialmente como um repositório centralizado de arquivos de rede, programas, bancos de dados e políticas. Ele facilita o gerenciamento e o backup porque não depende das configurações individuais do usuário, mas pode ser implementado de maneira universal e uniforme em toda a rede.
Dispositivos de rede
Dispositivos de rede conectam estações de trabalho e servidores. Eles garantem que as solicitações de e para as estações de trabalho sejam roteadas corretamente para o servidor correto. Vários dispositivos de rede fornecem diferentes tipos de conectividade de rede. Em uma rede cliente/servidor simples, um hub pode conectar um servidor a várias estações de trabalho. Ele atua como um repetidor, passando dados de um dispositivo para outro. As pontes separam os segmentos de rede. Isso é útil para escritórios com vários departamentos para distinguir a qual departamento uma determinada estação de trabalho pertence. Outro dispositivo de rede, um switch, é semelhante a uma ponte, mas pode detectar conflitos entre segmentos de rede, como os mesmos endereços IP ou nomes de computador entre departamentos. As redes de longa distância usam roteadores para conectar segmentos de rede em diferentes locais. Os roteadores também são usados para conectar redes ou rotear informações para a Internet.
Outros componentes
As redes cliente/servidor geralmente possuem impressoras ou scanners de rede, que são compartilhados e podem ser usados por todos os computadores da rede. Em vez de instalá-los individualmente em cada computador, eles podem ser colocados em um local que todos possam acessar. Isso economiza espaço e dinheiro.