Ao pesquisar pacotes de hospedagem na web, você pode encontrar largura de banda e taxa de transferência de dados sendo usados como sinônimos. Embora estejam relacionados, eles se referem a duas medidas muito diferentes quando se trata de comunicações na web. Compreender as diferenças permitirá que você faça a melhor escolha ao decidir sobre as soluções de hospedagem na web para o seu site.
Largura de banda
De acordo com o Departamento de Serviços de Computação da Carnegie Mellon, a largura de banda é o máximo potencial de dados que pode ser transferido dentro de um determinado tempo. Na maioria das situações, um site é hospedado em um servidor compartilhado com outros sites. A largura de banda é compartilhada entre todos os sites hospedados nesse servidor.
Taxa de transferência de dados
A taxa de transferência de dados é a quantidade real de dados que são passados de um local para outro em um determinado período de tempo, de acordo com o Search Unified Communications. Para hosts da web, as taxas de transferência de dados geralmente são limitadas, dependendo do pacote de hospedagem escolhido. Algumas empresas de hospedagem oferecem transferência de dados ilimitada. No entanto, isso pode ser um pouco enganoso, considerando como a taxa de transferência de dados e a largura de banda se relacionam.
Relacionamento
A melhor maneira de entender a largura de banda e a taxa de transferência de dados é pensar em um cano de água. Em uma loja de ferragens, você pode encontrar um tubo de 1 polegada ou um tubo de 1/2 polegada. A largura do tubo (ou largura de banda) determina a quantidade máxima de água que pode fluir de uma só vez. Enquanto isso, a quantidade real de água que percorre o tubo (ou taxa de transferência de data) pode não atingir todo o potencial que o tubo pode suportar em um determinado momento. Em uma configuração de servidor compartilhado, a largura de banda varia, dependendo do uso de outros sites no mesmo servidor. A taxa máxima de transferência de dados será limitada pela largura de banda máxima alocada ao seu site, que por sua vez também limita os planos de transferência de dados "ilimitados" oferecidos por alguns hosts.
Medições
Para hospedagem na web, a largura de banda geralmente é medida em número de bits ou bytes por segundo. As taxas de transferência de dados, no entanto, são frequentemente medidas ao longo de cada mês. Como resultado, a transferência de dados é representada em medidas maiores, como megabytes (MB) ou gigabytes (GB), mas também pode ser medida em bytes e kilobytes (KB).
Equívocos
Alguns acreditam que taxas máximas de transferência de dados mais altas significam que seus sites terão tempos de carregamento mais rápidos. Há vários fatores que podem afetar o tempo de carregamento de uma página, incluindo o tamanho do arquivo de imagem, os vídeos e a quantidade de código a ser processada. Quando se trata do host, a largura de banda determinará principalmente os tempos de carregamento de um site. Se cinco visitantes acessarem o site ao mesmo tempo, a largura de banda máxima será dividida entre esses cinco visitantes, tornando o tempo de carregamento da página mais longo. Ao escolher um pacote de hospedagem na web, considere a largura de banda e a taxa máxima de transferência de dados.