Use um scanner de filme ou seu scanner comum para converter negativos de filmes antigos em imagens positivas que podem ser impressas. De muitas maneiras, salvar esses negativos foi uma boa decisão, porque digitalizar o negativo do filme é obter uma digitalização da imagem original, enquanto digitalizar uma impressão é uma cópia de segunda geração que não é tão clara e definida quanto a original. Além disso, o filme tem uma capacidade de impressão de dpi (pontos por polegada) maior - até 3000 dpi - enquanto uma impressão pode ter apenas 300 dpi.
Etapa 1
Coloque o negativo no centro da caixa de luz de um fotógrafo e conecte a caixa à tomada. O centro é a área que recebe menos sombra e mais luz, facilitando a visualização dos negativos. Use uma lupa, que é uma lente de aumento que ajuda os fotógrafos a ver até os detalhes mais minuciosos. Ver seus negativos dessa maneira permitirá que você descarte todas as fotos que não deseja devido ao fundo, distorção ou danos.
Etapa 2
Limpe os negativos. Coloque os negativos coloridos em uma solução de estabilizador C-41 e água morna. Esta solução pode ser encontrada em qualquer boa loja de câmeras. Misture a solução de acordo com as instruções do estabilizador. Se você não encontrar o estabilizador C-41, use água morna e uma gota de sabão muito suave. Se forem negativos em preto e branco, use a solução Kodak Photo Flo. Retire os negativos da solução e pendure para secar.
Etapa 3
Coloque negativos limpos em montagens de slides. Estes são recipientes de plástico para slides e podem ser encontrados em sua loja de fotografia local ou em sites como Gepe, 3D Stereo ou Frugal Photographer.
Etapa 4
Coloque os suportes de slides no scanner e use o software de digitalização que acompanha o scanner. Se você não possui esse tipo de software, pode comprar e baixar um programa para isso em Silverfast ou VueScan. A maioria dos scanners pode digitalizar negativos, no entanto, é melhor usar um scanner de filme especializado devido à capacidade de impressão de dpi (pontos por polegada) mais alta. Digitalize suas imagens e salve-as em qualquer pasta que desejar em seu computador.
Etapa 5
Abra o software de imagem que você usa. Se você não tiver um programa de software como o Photoshop ou os elementos do Photoshop, você pode baixar um software de imagem gratuito como o Gimp ou o Paint. Abra os arquivos de negativos digitalizados no software de imagem.
Etapa 6
Converta as imagens negativas em imagens positivas procurando o comando “Inverter”. Na maioria dos softwares de imagem, isso estará na barra de ferramentas em “Imagem”, “Ajustes” e “Inverter”. Salve as imagens invertidas positivas em arquivos em qualquer pasta que você escolher para não precisar digitalizar as imagens novamente.
Etapa 7
Faça correções de cores indo em “Imagem”, “Ajustes” e alterando o matiz e a saturação da cor ou ajustando os “Níveis de cor”.