Há uma série de razões pelas quais você gostaria de procurar alguém na Nova Zelândia. Talvez você esteja tentando encontrar um amigo perdido há muito tempo que se estabeleceu lá. Ou talvez você esteja tentando localizar seus familiares e parentes distantes depois de muito tempo. A Internet deve ser sua ferramenta mais útil. Você pode usar as listas telefônicas e sites de rede da Nova Zelândia. Se você não encontrar a pessoa lá, procure nos cadernos eleitorais. Se você está desesperado para obter uma pista, pode até pagar para encontrar a pessoa.
Etapa 1
Visite o site das páginas brancas da Nova Zelândia. No site, digite o nome da pessoa (completo ou apenas um sobrenome). Se você também conhece a cidade/vila/subúrbio, digite o nome em “Onde.” Clique em “Pesquisar” Os resultados mostrarão o número de telefone e o endereço da pessoa (se disponível). Você também pode pesquisar o nome comercial da pessoa.
Etapa 2
Procure o endereço da pessoa em uma cópia dos cadernos eleitorais em um escritório do governo local. Você também pode encontrar cópias nos correios, bibliotecas, tribunais e escritórios do conselho local. As informações estão disponíveis para acesso público, como parte do processo democrático aberto da Nova Zelândia.
Etapa 3
Procure a pessoa em um site de rede social como Facebook e Twitter. Pesquise em redes sociais locais como Kiwipulse, Apage ou Enzed Live. Faça uma pesquisa usando o nome da pessoa. Se você conseguir encontrá-lo lá, poderá contatá-lo pela plataforma após se inscrever.
Etapa 4
Procure a pessoa em um dos “amigo da velha escola” sites, como Encontre um Kiwi ou Velhos Amigos. Em alguns desses sites, você terá que se inscrever antes de poder fazer uma pesquisa.
Etapa 5
Entre em contato com a Genealogia da Nova Zelândia, se estiver tentando localizar parentes ou outras pessoas desaparecidas. É um instituto de pesquisa que ajuda as pessoas a localizar seus entes queridos. Você fornecerá a eles todas as informações que souber sobre a pessoa, apoiadas por cópias dos documentos que você possui. Eles adaptarão uma proposta e informarão suas taxas. Alternativamente, você pode contratar um investigador particular se for absolutamente necessário pagar para encontrar a pessoa.