Grande parte do armazenamento virtual de hoje existe dentro dos domínios do armazenamento magnético. Dominando a segunda metade do século XX, este tipo de armazenamento surgiu pela primeira vez na década de 1950. O armazenamento magnético depende do eletromagnetismo. Esta tecnologia tem muitas vantagens, bem como algumas desvantagens, razão pela qual, em 2010, muitos tipos de armazenamento magnético deram lugar a algumas tecnologias mais novas e melhoradas.
Disquetes
Um dos tipos mais populares de armazenamento magnético eram os disquetes, que hoje se tornaram obsoletos devido a tecnologias mais avançadas. Os disquetes eram vantajosos na época devido ao seu baixo custo e facilidade de fabricação. Eles gravaram dados usando uma cabeça magnética e mídia rotativa. Sua primeira aparição foi em 1970, seguida por versões modificadas, até que a versão menor e mais fácil de manusear de 3 1/2 polegadas saiu em 1980, de acordo com Accurite Technologies, accurite.com. Os disquetes tinham desvantagens como uma baixa capacidade de armazenamento - que permitia que apenas 1,44 megabytes de informações fossem armazenados - resultando em serem rapidamente tornados obsoletos pelos CDs. Eles também tinham baixas taxas de transferência de dados, o que significa que demoravam muito tempo para transferir dados entre as fontes.
Fita Magnética
Outro tipo de armazenamento magnético que se tornou quase obsoleto é a fita magnética. As fitas magnéticas foram usadas principalmente em filmes e fitas de música. Esta tecnologia foi especialmente popular durante os anos 1980 e início dos anos 1990. De acordo com a British Broadcasting Association (BBC), o primeiro gravador de vídeo foi lançado em 1956, custando cerca de US$ 100.000. A tecnologia finalmente evoluiu para o formato VHS na década de 1980, que se tornou o formato padrão para fitas de vídeo.
A fita magnética foi vantajosa quando foi introduzida porque era muito pequena e fina. Também poderia ser enrolado em si mesmo; portanto, utilizou uma quantidade limitada de espaço. Assim como outras tecnologias de fita magnética, também tinha várias desvantagens. Estes incluem durabilidade; se alguma área da fita estiver danificada ou quebrada, isso pode fazer com que todo o papel seja inútil. Há também apenas uma pequena quantidade de espaço para gravar dados em fita magnética.
Unidades de disco rígido
As unidades de disco rígido são comumente encontradas em computadores. Eles foram introduzidos pela primeira vez em 1957, sendo extremamente impraticáveis e desvantajosos na época devido ao seu grande diâmetro de 24 polegadas. Eles originalmente podiam conter 5 MegaBytes de informação.
Os discos rígidos mudaram tremendamente e se tornaram uma indústria de mais de US$ 30 bilhões por ano com o uso generalizado de computadores em todo o mundo, de acordo com o site da Universidade da Geórgia. Eles oferecem acessibilidade de alta velocidade e são baratos de fazer. Ocasionalmente, as unidades de disco rígido são propensas a erros; no entanto, os avanços na tecnologia os tornaram mais confiáveis.