Filmadoras ou toca-fitas que reproduzem fitas de 8 mm estão se tornando escassos. Enquanto a maioria das fitas de vídeo são estimadas para durar até 30 anos, ninguém sabe ao certo quanto tempo elas durarão. Muito depende de onde e como eles são armazenados. A conversão de fitas de 8 mm para um formato digital garante que suas filmagens possam ser copiadas para mídia atual, como DVDs ou discos rígidos, repetidas vezes, sem sofrer qualquer degradação. É importante converter formatos de vídeo mais antigos para formatos mais recentes, pois a capacidade de reproduzir formatos proprietários mais antigos pode desaparecer.
Etapa 1
Organize suas fitas de 8mm e decida qual formato digital você vai usar. Por exemplo, pode ser um vídeo em DVD ou DV armazenado no disco rígido de um computador. Use um formato de vídeo de alta qualidade, pois você sempre pode converter vídeo de alta qualidade em outros formatos posteriormente.
Etapa 2
Conecte sua filmadora de 8 mm ou deck de reprodução a uma filmadora digital ou caixa de conversão digital usando cabos RCA (às vezes chamados de cabos de dublagem). Algumas filmadoras de fita podem exigir um cabo proprietário, mas a extremidade que se conecta à filmadora digital ainda parecerá com cabos RCA padrão.
Etapa 3
Conecte a filmadora digital ou a caixa conversora de analógico para digital a um computador com um cabo Firewire ou USB 2. Se o seu computador tiver ambos, sempre escolha Firewire em vez de USB 2 ao trabalhar com vídeo. A maioria das filmadoras digitais Mini-DV ou HDV utilizam conexões Firewire.
Etapa 4
Inicie seu software de captura de vídeo e opte por importar novas imagens da filmadora. O Microsoft Movie Maker é um software gratuito que vem com a maioria dos computadores Windows e tem a capacidade de capturar vídeo. Se você estiver em um Mac, poderá usar o software iMovie gratuito. Pressione play em sua câmera de 8 mm ou toca-fitas e o vídeo “passará” pela filmadora digital ou caixa conversora para o seu computador.
Etapa 5
Salve suas imagens de vídeo recém-convertidas em seu computador e faça backup em discos rígidos externos ou DVDs com frequência. Lembre-se, os discos rígidos podem falhar. Você não quer perder suas valiosas imagens de vídeo.
Dica
A transferência de vídeo de 8 mm para o formato DVD também pode ser realizada comprando um gravador de DVD autônomo. Isso é especialmente útil se você deseja converter um grande número de fitas para DVD. Com um gravador de DVD, você pode simplesmente conectar a filmadora de 8 mm ao gravador e criar um DVD em tempo real. Lembre-se de que as filmagens de DVD são mais compactadas do que alguns outros formatos digitais e, como todas as mídias, os DVDs também podem se tornar obsoletos.
Aviso
Converter seus vídeos para um formato de arquivo digital atual não garante que o software possa reproduzir as imagens daqui a 20 anos. Nenhum formato de vídeo está imune à obsolescência. Uma boa prática é converter sua filmagem em formatos de arquivo amplamente aceitáveis, como DV ou .AVI e, em seguida, converter a filmagem em formatos de arquivo mais recentes à medida que novos formatos se tornam mais difundidos. A mídia na qual você armazena seu vídeo também pode se tornar obsoleta ou falhar, como nas falhas do disco rígido. Faça cópias de backup de seus vídeos em mídias diferentes, como discos rígidos externos ou DVDs a cada poucos anos.