A memória dinâmica de acesso aleatório (DRAM) é uma maneira simples de armazenar dados em um computador por um curto período de tempo. A memória de acesso aleatório síncrona (SDRAM) é a mesma que a DRAM, exceto que a DRAM regular é assíncrona. A memória de acesso aleatório síncrona permanece sincronizada com o relógio do computador, o que permite maior eficiência no armazenamento e recuperação de dados em comparação com a DRAM assíncrona.
História
Dr. Robert Dennard inventou a DRAM em 1967 enquanto trabalhava para a IBM e recebeu uma patente para esta tecnologia inovadora em 1968. Conhecida como a célula de memória DRAM, a invenção de Dennard faz uso de um único transistor que lê e escreve em um capacitor que armazena dados. Muitas inovações surgiram da tecnologia de célula de memória de transistor único da Dennard, entre elas a SDRAM, que sincronizava com o relógio do computador, aumentando assim a eficiência ao ler ou gravar na memória de acesso aleatório.
Significado
As formas anteriores de armazenamento de memória eram tão grandes quanto uma sala e exigiam resfriamento constante. No entanto, à medida que a tecnologia de armazenamento de memória avançava, esses dispositivos se tornaram menores e mais baratos. A invenção da DRAM pelo Dr. Dennard permitiu um grande salto para tornar a tecnologia de computador menor, mais barata e, portanto, mais acessível ao consumidor médio.
Tipos de memória
Existem várias formas de armazenamento de memória, como DVDs, CDs, discos rígidos e memória somente leitura (ROM), mas a memória de acesso aleatório (RAM) é uma forma de armazenamento mais rápida do que a maioria. É por isso que a RAM é utilizada como uma espécie de memória de curto prazo em seu computador, em oposição a um disco rígido que seria comparável à memória de longo prazo. Essa memória de curto prazo é usada para executar o sistema operacional e quaisquer aplicativos que você possa usar, mas quando você desliga o computador, a RAM é limpa.
Função da DRAM
A memória dinâmica de acesso aleatório utiliza um transistor para armazenar dados em um capacitor, mas esse capacitor perderá os dados à medida que perder sua carga, a menos que o capacitor seja recarregado periodicamente. A recarga dos capacitores é a razão pela qual a palavra dinâmica é usada na memória dinâmica de acesso aleatório. Uma vez que os capacitores não recebem mais carga, os dados são perdidos. A DRAM opera de forma assíncrona com o relógio do computador enviando instruções assim que as recebe da interface do usuário, em vez de esperar para sincronizar com o relógio do sistema do computador, como a SDRAM.
Recursos de SDRAM
A SDRAM é sincronizada com o relógio do computador para permitir que ele envie instruções com mais eficiência, juntando-se a um pipeline de outras instruções que o computador está processando. O pipelining de informações em um computador permite que ele receba outro comando antes de terminar de processar o comando anterior. Isso permite que a SDRAM opere em velocidades muito mais altas, tornando-a a forma mais popular de RAM oferecida em computadores.