As fitas magnéticas são usadas de várias maneiras. Existem muitos recursos diferentes, incluindo usos de áudio e dados. Mais comumente, as fitas magnéticas são usadas em fitas cassete e VHS. Eles são formados pela criação de uma base plástica revestida com uma substância contendo óxido de ferro. As fitas magnéticas também podem se degradar com o tempo, o que pode danificar as imagens sonoras e visuais, além de deixar resíduos nos equipamentos da máquina.
Armazenamento de áudio
A fita magnética pode armazenar áudio. Mais comumente, o áudio é armazenado em fita magnética na forma de fitas cassete.
Armazenamento de dados
A fita magnética pode armazenar dados de armazenamento, como imagens em movimento, na forma de fitas VHS.
Síndrome de Sticky Shed
A síndrome do galpão pegajoso é uma característica da fita magnética que causa alguns problemas. Isso ocorre quando a fita magnética se degrada e deixa um resíduo pegajoso que pode interromper a reprodução e danificar imagens de áudio ou visuais. Armazenar fitas em temperaturas mais baixas e controlar a umidade pode ajudar a prevenir a síndrome do galpão pegajoso. Se ocorrer "derramamento pegajoso", você pode assar a fita em um forno elétrico a 130 graus por quatro a seis horas.