Microprocessadores são dispositivos programáveis que podem receber sinais de entrada, realizar operações lógicas e fornecer sinais de saída. Microprocessadores autônomos podem fornecer um alto nível de controle sobre circuitos integrados simples, motores, atuadores e LEDs. Uma vez programados, eles podem executar repetidamente a mesma tarefa com precisão e exatidão, tornando-os parte integrante do projeto de engenharia mecatrônica.
Etapa 1
Compre um microprocessador, disponível em vários fabricantes e comumente encontrado on-line ou em uma loja de eletrônicos. Para manter os custos baixos, compre um microprocessador que faça o que você precisa, mas não mais. Selecione também um microprocessador que tenha um oscilador interno; caso contrário, o chip exigirá um relógio externo. Se você planeja a entrada ou saída de sinais analógicos, obtenha um microprocessador com um conversor digital-analógico (A/D) e modulação por largura de pulso. Baixe o datasheet do seu microprocessador, pois ele contém todas as especificações e até mesmo alguns códigos de amostra para programar o chip.
Etapa 2
Escreva o programa. Os microprocessadores entendem código de máquina, mas você usará uma linguagem de programação de nível superior, como "C" ou "Assembly". Escreva o programa no software Integrated Development Environment (IDE) para seu microprocessador, que compilará o código em uma linguagem que a máquina possa entender. Se você tem pouca experiência com a linguagem de programação Assembly, a folha de dados do seu microcontrolador deve ter as palavras-chave e o conjunto de instruções, e o site do fabricante deve ter códigos de exemplo.
Etapa 3
Teste o programa usando o pacote de simulação IDE. Depois de ter incorporado o programa em seu microprocessador, você achará extremamente difícil depurar e encontrar erros. Portanto, a maioria dos pacotes IDE tem a opção de simular o código na tela do computador. O simulador IDE permite a execução linha a linha, bem como uma representação visual das variáveis definidas pelo código. A depuração do código por meio do software de simulação desempenha um papel fundamental para evitar a frustração posterior se o programa não se comportar conforme o esperado.
Etapa 4
Adquira e conecte um programador autônomo universal ao seu computador. Este dispositivo se conecta à sua porta serial e possui um soquete que acomoda microprocessadores de até 60 pinos. O programador universal requer que você remova o microprocessador do seu circuito; use um soquete para conectar entre o microprocessador e o resto do circuito. Os soquetes de força de inserção zero (ZIF) facilitam a remoção dos microprocessadores sem danificar os pinos do chip.
Etapa 5
Incorpore seu programa em seu microprocessador. No software IDE, selecione seu programador no menu suspenso. Antes de adicionar seu programa, apague o programa anterior do chip. Alguns microprocessadores mais antigos com uma janela de vidro na parte superior têm memória apagável por UV. Para apagar esses dispositivos, coloque o chip sob uma lâmpada UV por 20 minutos. A memória flash pode ser apagada por software. Dependendo do tamanho do seu programa, pode levar de alguns segundos a vários minutos para transferir seu programa para o microprocessador.
Dica
Os soquetes de força de inserção zero (ZIF) facilitam a remoção e a substituição do microprocessador no circuito sem danificar os pinos.
Aviso
Evite a frustração usando o simulador do IDE para depurar seu programa.