Uma unidade flash é um dispositivo de armazenamento removível que você pode conectar ao seu computador por meio de uma porta USB (barramento serial universal). Também comumente chamados de pen drives ou pen drives, os pen drives podem ser infectados com os mesmos vírus e malwares que infectam os computadores. Enquanto os computadores são infectados visitando sites duvidosos, instalando programas freeware repletos de malware e abrindo anexos de e-mail, as unidades flash pegam vírus quando inseridas em computadores infectados. A remoção de um vírus de uma unidade flash envolve a exclusão de arquivos infectados iniciando o prompt de comando e verificando o dispositivo com um software antivírus comprovado.
Etapa 1
Ligue o computador, espere o sistema operacional carregar e insira a unidade flash. O sistema operacional exibirá uma mensagem perguntando o que você deseja fazer com o conteúdo da unidade flash. Clique em "Cancelar" para fechar a mensagem.
Etapa 2
Clique em “Iniciar” e depois em “Executar” para iniciar a caixa de comando Executar. Digite 'cmd' e pressione "Enter" para iniciar o prompt de comando. Você verá uma janela aparecer com um fundo preto, com um cursor piscando ao lado de "C:"
Etapa 3
Minimize a janela do prompt de comando e vá para “Meu Computador”. Clique com o botão direito do mouse no ícone da unidade flash e verifique a letra da unidade atribuída à unidade. Na janela do prompt de comando digite a letra da unidade e pressione “Enter”. Se a letra da unidade for “E”, digite “E:” e pressione “Enter”.
Etapa 4
Exiba a lista de arquivos contidos na unidade flash. No prompt de comando, digite "dir /w/a". Ou seja, 'dir-espaço-barra-w-barra-a'. Este comando exibirá todos os arquivos armazenados na unidade. Verifique se a unidade contém arquivos desconhecidos ou suspeitos que você não colocou nela. Sinais comuns de infecção são a presença de arquivos como "Autorun.inf", "Ravmon.exe", "svchost.exe" e "Heap41a".
Etapa 5
Desative os atributos de arquivos infectados. No prompt de comando, digite "attrib -r -a -s -h
. " Ou seja, 'attrib-space-dash-r-space-dash-a-space-dash-s-space-dash-h'. Pressione "Enter". ' 'arquivo', 'sistema' e atributos 'ocultos' de todos os arquivos.
Etapa 6
Excluir arquivos infectados. Digite "del samplefilename" para excluir o arquivo nomeado da unidade flash. Substitua 'samplefilename pelo nome real do arquivo; por exemplo, para excluir "Autorun.inf", digite "del Autorun.inf". Remova todos os arquivos suspeitos individualmente e feche o prompt de comando.
Etapa 7
Examine a unidade flash com um programa antivírus atualizado. Verifique a definição de vírus do programa antes de iniciar uma verificação. Se houver atualizações disponíveis, baixe e instale antes de digitalizar. Inicie o antivírus, especifique a unidade flash como o local a ser verificado e inicie uma verificação completa. O relatório de verificação não deve mostrar infecções identificadas.
Etapa 8
Ejete a unidade flash e conecte em outro computador. Verifique o conteúdo do arquivo no prompt de comando. A unidade não deve conter nenhum arquivo suspeito.
Dica
Mantenha seu programa antivírus atualizado. Isso permitirá que ele detecte vírus mais novos e sofisticados.
Aviso
Se possível, não conecte sua unidade flash em computadores públicos.