Embora a maioria das unidades flash USB saia da caixa pronta para uso, pode haver momentos em que você precise reformatar uma. Um sistema de arquivos pode ser corrompido ou você pode querer alterar a unidade flash para outro sistema de arquivos. Às vezes, pode ser necessário limpar toda a unidade flash e começar de novo. Com um sistema Linux, existem várias maneiras de formatar sua unidade flash USB. Uma vez formatada, a unidade flash é útil como opção de backup ou para transportar seus arquivos de trabalho com você.
Usando mkfs
Etapa 1
Conecte sua unidade flash em uma porta USB.
Etapa 2
Desmonte a unidade flash se ela se montar automaticamente após a inserção. Em um shell raiz, digite "umount /dev/sdb1" sem as aspas. Se necessário, substitua "sdb1" pelo nome que o Linux atribui à unidade flash.
Etapa 3
Escolha um formato de arquivo para sua unidade flash. Se você planeja usar ocasionalmente a unidade com um sistema Windows, você desejará um formato vfat.
Etapa 4
Digite "mkfs -t vfat /dev/sdb1" sem as aspas. Isso informa ao computador que você deseja formatar /dev/sdb1 (a unidade USB) com um sistema de arquivos vfat.
Etapa 5
Observe as leituras em seu shell raiz. Quando ele indica que está pronto, sua unidade está formatada.
Usando gparted
Etapa 1
Digite "gparted" em um shell raiz.
Etapa 2
Selecione "/dev/hdb1" na caixa no canto superior direito da tela do gparted.
Etapa 3
Desmonte a unidade flash se o gparted indicar que está montado.
Etapa 4
Clique com o botão direito do mouse na linha de exibição para /dev/sdb1. Selecione "Formatar para" e, em seguida, o formato desejado para sua unidade.
Etapa 5
Clique em "Aplicar".
Etapa 6
Observe a tela do gparted. Ele informará quando a operação estiver concluída.
Dica
O formato vfat32 é recomendado se você precisar usar o pen drive em computadores Windows. O Linux pode ler e gravar no sistema de arquivos FAT, mas o Windows não lerá os sistemas de arquivos Linux.
Os sistemas de arquivos Linux incluem ext2, ext3 e reiserfs.
Aviso
A formatação de uma partição destruirá todos os dados que você tiver no pen drive. Se você tiver quaisquer dados nele, faça backup em seu disco rígido.
Tenha cuidado ao trabalhar como root, pois você tem acesso aos arquivos do sistema e pode danificá-los.