No Windows, um arquivo de atalho contém um destino para outro arquivo no computador. Quando você clica em um arquivo de atalho, esse arquivo localiza e abre o programa de destino. Os tipos mais comuns são ".lnk" para aplicativos do Windows e ".URL" para navegadores da web.
Extensão .LNK
Um ".lnk" é um atalho para outro arquivo no computador, geralmente um arquivo ".exe". Clicar em um arquivo ".lnk" envia uma mensagem para o ".exe" para iniciar e executar.
Extensão .URL
Esta extensão se associa a um local da Internet. Os navegadores da Web usam arquivos ".URL" para abrir sites. Abrir um arquivo ".URL" abrirá o site em seu navegador padrão.
Extensão oculta
O Windows geralmente oculta as extensões de arquivo em atalhos, mesmo que você tenha selecionado mostrar extensões para tipos de arquivo conhecidos.
Locais
Os locais mais comuns em que você pode encontrar atalhos em um sistema Windows são na área de trabalho ou no menu "Iniciar". Os programas podem instalar atalhos nesses locais para facilitar a navegação do sistema.
Infecção
As extensões de arquivo ".lnk" e ".URL" podem ser infectadas. Você deve examiná-los regularmente como parte de uma verificação de vírus do sistema.
Outras extensões
Muitos programas usam arquivos de atalho com suas próprias extensões, como ".mat" para Microsoft Access ou ".kys" para programas da Adobe, mas geralmente são específicos do aplicativo, ao contrário das extensões de arquivo ".lnk" e ".URL".