Os chips de computador exigem uma regulação precisa da tensão para manipular os dados. De acordo com o Cornell Center for Materials Research, o silício é ideal para isso porque pode ser transformado em um isolante eficaz ou um semicondutor, ambos essenciais para controlar a corrente elétrica. É também um dos materiais mais baratos com essa capacidade.
Semicondutores
Os componentes do chip requerem dois tipos de semicondutores, cada um com propriedades condutoras diferentes. O silício pode facilmente formar a base de ambos. De acordo com o produtor de semicondutores, Process Specialties, a estrutura cristalina do silício permite que ele absorva outros materiais em um processo chamado "doping" que o ajusta à condutividade necessária, dependendo do tipo de semicondutor necessário.
Isoladores
Com uma versão modificada do processo de dopagem, o silício também pode ser transformado em dióxido de silício e usado como um isolante eficaz. All About Circuits afirma que os isoladores são ingredientes-chave nos transistores, que são componentes essenciais em todos os chips de computador.
Custo
A JRank Science Encyclopedia aponta que o Silício é o segundo material mais abundante na crosta terrestre. Isso o torna barato e prontamente disponível.
Estabilidade
O silício também permanece muito estável após os processos de dopagem. Isso permite que os fabricantes produzam materiais, sejam eles semicondutores ou isolantes, que são muito confiáveis.