Discos rígidos externos podem adquirir clusters perdidos e setores defeituosos ao longo do tempo. Esses erros afetam o desempenho do seu computador. Clusters perdidos são bits órfãos de informações que não possuem links para nenhum arquivo. Setores defeituosos são falhas físicas em um disco rígido. Chkdsk é um utilitário do Windows que é executado a partir da linha de comando ou de dentro do Windows. Ele verifica as unidades de disco em busca de erros e tenta corrigi-los, se encontrados. Você pode verificar seu disco rígido externo executando chkdsk no Windows Explorer.
Etapa 1
Dê um duplo clique no ícone “Meu Computador” localizado na área de trabalho para abrir sua pasta. Você verá sua unidade "C" e um ícone representando sua unidade externa.
Etapa 2
Botão direito do mouse na unidade externa e selecione “Propriedades”. A janela "Propriedades" será aberta.
Etapa 3
Clique em “Ferramentas” e clique em “Verificar agora”.
Etapa 4
Clique em “Continuar” se você estiver usando o Vista e uma caixa de “Controle de Conta de Usuário” aparece. A janela "Verificar disco" será aberta e exibirá opções.
Etapa 5
Marque a caixa de seleção ao lado de "Corrigir automaticamente erros do sistema de arquivos" se desejar que o Windows execute essa tarefa.
Etapa 6
Marque a caixa de seleção ao lado de "Procurar e tentar recuperar setores defeituosos" se quiser que o Windows execute essa tarefa.
Etapa 7
Clique em “Iniciar”. O Windows verificará se há erros no disco rígido externo. Quando terminar, o Windows exibirá o status da verificação na janela "Verificar disco". Clique em "Fechar" para fechar a janela.
Dica
Monitore o progresso da operação chkdsk observando a barra de progresso na janela "Verificar disco". A quantidade de tempo que leva para executar dependerá do tamanho da unidade externa.