A fiação das luzes LED pode ser um pouco complicada por causa da precisão exigida nos valores do circuito e do número de LEDs em um circuito de iluminação típico. Com LEDs, você precisa de valores precisos para corrente, tensão e resistência, ou o circuito não funcionará. Você também precisa fazer um grande número de conexões limpas usando peças delicadas (ao contrário das lâmpadas incandescentes e fluorescentes, que exigem menos lâmpadas e usam lâmpadas fáceis de conectar à fonte de alimentação). Felizmente, os cálculos são bastante diretos e os LEDs são resistentes o suficiente para resistir à soldagem com pouco risco de falha.
Etapa 1
Reúna os LEDs que você deseja conectar ao seu circuito. A maioria dos LEDs requer pouca energia, portanto, supondo que você esteja usando uma fonte de alimentação decente, poderá colocar quantas quiser.
Etapa 2
Observe as especificações de seus LEDs. Os LEDs comercialmente disponíveis têm dois valores com os quais você precisa se preocupar:tensão e amperagem. Para simplificar, use LEDs que tenham todos os mesmos valores.
Etapa 3
Decida se deseja conectar seus LEDs em série ou paralelo. Nos circuitos em série, as tensões dos LEDs são somadas. Assim, por exemplo, se você tiver três LEDs de 2 volts, terá uma queda de tensão total de 6 volts. Como você precisa de uma fonte de alimentação superior à tensão total combinada dos LEDs, a fiação em paralelo é quase sempre uma boa ideia. No entanto, se você estiver usando apenas alguns LEDs, convém conectar em série para simplificar.
Etapa 4
Vá para uma calculadora de circuitos de LED on-line e insira seus valores para determinar qual resistor você precisa. Clique na guia que diz "LEDs paralelos" e insira a voltagem da sua fonte de alimentação, o número de LEDs que você está usando e a amperagem e voltagem de cada LED. A calculadora lhe dirá qual resistor você precisa e a classificação atual que o resistor requer.
Etapa 5
Conecte seu resistor no circuito. Você pode usar um resistor classificado para a corrente do circuito total e conectá-lo ao terminal positivo de sua fonte de alimentação ou conectar um resistor do mesmo valor, mas com uma classificação de corrente mais baixa, ao cátodo (o terminal próximo ao borda) de cada LED. Por exemplo, se a calculadora lhe disser que seu circuito de 30 LEDs precisa de um resistor de 100 ohms classificado para 6 watts, você pode obter um resistor de 6 watts de 100 ohms ou 30 resistores menores comuns de 100 ohms (geralmente classificados para 1 /8 watts).
Etapa 6
Ligue os cátodos de cada LED em paralelo. Conecte cada cátodo ao resistor comum. Se cada um tiver seu próprio resistor, conecte cada resistor ao terminal positivo da fonte de alimentação.
Etapa 7
Ligue os ânodos (o outro terminal dos LEDs) a um interruptor SPST. Ligue o outro terminal do interruptor ao terminal negativo da fonte de alimentação. Agora você tem um circuito de luz LED.
Dica
Uma fonte de alimentação de 12V DC é boa para a fiação de LEDs, mas qualquer coisa que forneça 5 volts ou mais de corrente contínua deve funcionar bem para a maioria dos LEDs.
Compre seus LEDs a granel on-line em vez de ir a uma loja de amadores. O custo dos LEDs é muitas vezes muito inflacionado nas lojas.
Aviso
Os LEDs geralmente têm uma amperagem ou tensão "máxima" ou "surge". Você não quer usar isso como o valor para o seu circuito, pois diminuirá a expectativa de vida dos seus LEDs.
Nunca trabalhe em um circuito enquanto ele estiver conectado.