Erros de sintaxe Java referem-se a erros cometidos por um programador na implementação da gramática da linguagem de programação Java. Não cobre erros de lógica do próprio programa.
Sintaxe Java
Java, como todas as outras linguagens de programação, tem sua própria sintaxe. Por exemplo, uma regra da sintaxe Java é que todos os comandos devem terminar com um ponto e vírgula (;). A sintaxe Java é muito mais simples do que a sintaxe do inglês ou de qualquer outra linguagem "natural", mas também é muito mais rigorosa. Deixar uma vírgula fora da frase em inglês apenas faz o escritor parecer desleixado. Um erro trivial na sintaxe Java torna os comandos ininteligíveis para o computador.
Erro do compilador
Erros de sintaxe são um tipo de erro do compilador. Isso significa que eles serão detectados imediatamente quando o programador tentar converter seu código-fonte em um programa. Isso se opõe aos erros de tempo de execução, que não são detectados até que o programa esteja realmente em execução.
Exemplos de erros de sintaxe
Este código -- if x=3 System.out.println("Hello.") -- tem três erros de sintaxe:
Primeiro, o comando não termina em ponto e vírgula. Em segundo lugar, a comparação que ocorre após o "se" deve estar entre parênteses. Finalmente, a própria comparação usa o operador de atribuição "=" em vez do operador de comparação "==." Qualquer um deles irá gerar um erro de sintaxe Java. Aqui está o comando escrito corretamente:
if (x==3) System.out.println("Olá.");