O Durbin-Watson é um teste que os estatísticos usam para ver se os dados estão correlacionados. Em outras palavras, você pode querer descobrir se um determinado evento foi causado por outro evento. O teste foi criado pelos estatísticos James Watson e Geoffrey Durbin no final da década de 1940. Embora a estatística real possa parecer complicada de usar, o Microsoft Excel pode realizar o cálculo para você com uma única fórmula. Para usar o teste de Durbin-Watson, você já deve ter os resultados de um experimento ou estudo.
Etapa 1
Certifique-se de que os resultados do seu estudo estejam em um formato padrão de duas colunas no Excel. Um formato padrão para resultados estatísticos tem seus valores X em uma coluna e seus valores Y em outra coluna.
Etapa 2
Clique em uma célula em branco em seu documento do Excel.
Etapa 3
Digite a seguinte fórmula em uma célula:=SUMXMY2(C2:C50,C1:C49)/SUMSQ(C1:C50)
Etapa 4
Substitua o intervalo no último conjunto de parênteses pelo intervalo de seus valores Y em sua planilha. Por exemplo, se seus dados Y estiverem nas células B2 a B10, seu último conjunto de parênteses será lido (B2:B10).
Etapa 5
Altere o primeiro conjunto de parênteses para ajustar a localização dos seus valores X. Há quatro partes na fórmula. A primeira parte da fórmula é a localização do seu segundo valor X; a segunda parte da fórmula é a localização do seu último valor X; a terceira parte da fórmula é a localização do seu primeiro valor X; a última parte da fórmula é a localização do penúltimo valor X. Por exemplo, se você tiver uma coluna de valores X nas células A2 a A20, essa parte da fórmula seria (A3:A20;A2:A19)
Etapa 6
Pressione a tecla "Enter"; O Excel calculará a resposta.
Dica
Reserve a primeira célula em uma coluna para cabeçalhos de coluna. Isso geralmente é listado como linha "1" em sua planilha.