Reformatar um computador pessoal (PC) refere-se a um processo realizado no disco rígido no qual você limpa completamente o disco rígido de todas as informações. Em muitos casos, isso leva o disco rígido de volta às configurações e programas que acompanham o computador de fábrica. Como este procedimento remove todos os seus arquivos e qualquer software que você instalou após a compra, ele deve ser feito apenas como último recurso, como quando um vírus não pode ser removido ou há problemas operacionais graves com seu PC. A reformatação geralmente pode aliviar esses problemas.
Etapa 1
Faça backup de tudo no seu PC que você não quer perder. Isso inclui qualquer software que você instalou desde a compra do seu PC e todos os arquivos que você criou. Não há necessidade de se preocupar com o backup de software que você pode baixar da Internet. Compre quantos discos CD-R virgens forem necessários e grave tudo nesses discos e, em seguida, etiquete-os para poder reinstalar e substituir arquivos após reformatar seu PC.
Etapa 2
Insira o disco original de fábrica que acompanha o computador. Se o seu computador era novo e não veio com um disco, clique no ícone "Meu Computador" e procure um ícone chamado "Imagem de Fábrica". Muitos computadores mais novos não vêm com um disco de backup e colocam as informações no disco rígido. Se você inserir o disco original, reinicie o computador para exibir as opções de reformatação do disco. Se você estiver usando uma imagem de fábrica em seu computador, clique duas vezes no disco de imagem de fábrica localizado em “Meu Computador”.
Etapa 3
Selecione a opção de reformatação na lista de opções. Dependendo da marca do seu computador, podem ser oferecidas opções para reinstalar ou reformatar elementos específicos. Estes são considerados não destrutivos. Selecione "Restaurar configurações de fábrica" ou "Reformatar" para realizar uma reformatação destrutiva no seu PC. Como você fez backup de todos os seus arquivos e software anteriormente, este é agora o curso que você deseja fazer.
Etapa 4
Fique perto do computador durante o processo de reformatação. A maior parte ocorre automaticamente, mas o Windows fará algumas perguntas de configuração após a conclusão da reformatação, como o nome do seu computador, número de série etc.