O programa de planilha do Windows Excel pode usar funções que se referem a referências de células específicas da mesma forma que uma programação formal usa variáveis. Um exemplo de uso de uma variável no Excel seria obter os números de vendas totais de região por região, colocá-los em células específicas e consultar essas células para análise adicional. Em todos os casos, ao usar variáveis no Excel, as células devem ser configuradas para que tenham os resultados desejados nelas.
Etapa 1
Selecione a célula com o resultado que você deseja declarar como variável.
Etapa 2
Clique no item de menu Fórmulas e escolha Nomes (Excel 2003 e anteriores) ou Gerenciador de nomes (Excel 2007 e Excel 2010).
Etapa 3
Digite o nome da variável na caixa de diálogo que aparece. Deste ponto em diante, nesta pasta de trabalho, você poderá consultar o conteúdo desta célula digitando seu nome.
Aviso
No Excel 2007 e no Excel 2010, se os primeiros caracteres de um intervalo nomeado forem inseridos durante a digitação de uma fórmula, uma pequena lista de intervalos nomeados correspondentes será exibida. Use a tecla de seta para selecionar um e pressione a tecla Tab para completar a referência do nome.
Uma parte particularmente útil das variáveis nomeadas vem com a formatação condicional. A formatação condicional não pode (normalmente) fazer referência a células em outras planilhas na mesma pasta de trabalho. Pode, no entanto, referir-se a uma variável nomeada.