Embora a frequência de uma onda sonora determine seu tom, a variação nas habilidades humanas e a distorção do som determinam o que é realmente ouvido. De acordo com a Regra de Stevens, as pessoas ouvem um aumento no tom quando o tom original é maior que 2 KHz e o volume é aumentado, mas o oposto é verdadeiro para tons inferiores a 2 KHz. Se você é um verdadeiro audiófilo que deve ter um tom perfeitamente consistente, o Windows Media Player tem uma ferramenta nativa que você vai gostar. O equalizador gráfico ajusta as frequências em intensidades variadas para ajustar o tom percebido. Isso permite que você supere a Regra de Stevens em volumes variados; alternativamente, você pode alterar o tom sem alterar o volume.
Etapa 1
Abra o arquivo de áudio ou vídeo no Windows Media Player. Se o arquivo estiver sendo reproduzido na janela Biblioteca, clique no botão "Mudar para Reproduzindo" no canto inferior direito.
Etapa 2
Clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar na janela Now Playing, aponte para “Enhancements” e selecione “Graphic Equalizer”.
Etapa 3
Selecione o modo gráfico de sua preferência, como ajustes individuais ou grupos soltos/finos. O ícone ao lado da seleção a descreve e uma descrição textual aparece se você passar o ponteiro do mouse sobre a opção.
Etapa 4
Clique e arraste os controles deslizantes para alterar o tom. Você pode notar o maior efeito em torno do controle deslizante de 2 KHz, mas o que produz o maior efeito varia entre as pessoas.
Etapa 5
Clique no pequeno "X" no canto superior direito do pop-up do equalizador gráfico para fechar o utilitário.