Uma placa-mãe, também conhecida como "placa principal", é o hub do circuito central que permite a conexão entre todos os componentes e periféricos conectados ao computador. Ele também permite que todos os componentes, como CPU, placa gráfica, disco rígido e memória, recebam energia da fonte de alimentação conectada.
Fatores de forma da placa-mãe
A forma e o layout da placa-mãe são chamados de fator de forma. O fator de forma atua como um padrão para definir a placa-mãe. Ele determina a fonte de alimentação, o tipo de gabinete e o local onde os componentes individuais serão encaixados. O formato de placa-mãe mais popular em computadores domésticos e industriais é o ATX, pois reduz bastante o tamanho da placa-mãe.
Componentes da placa-mãe
A placa-mãe contém alguns componentes integrados situados na placa, como o chipset, o CMOS, o BIOS e o barramento do sistema. A placa-mãe também contém vários soquetes e portas, incluindo Peripheral Component Interconnect (PCI), Accelerated Graphics Port (AGP), Integrated Drive Electronics (IDE), Universal Serial Bus (USB) e os slots de memória ou RAM.
Funções da placa-mãe
Uma placa-mãe controla o fluxo de dados externos através de portas como USB e IDE e orienta os dados para os discos rígidos. A principal função da placa-mãe é segurar o chip do microprocessador, por exemplo. Intel Pentium 4, Intel Celeron e AMD Athlon. Além disso, quase todos os componentes que ajudam no funcionamento do computador são partes da placa-mãe ou estão conectados a ela.