Devido a uma diferença inerente na função pretendida, a caneta difere muito da caneta digital. Ambos são utilizados para inserir informações em um dispositivo de exibição, mas seu papel varia.
A caneta
Uma caneta é usada principalmente para inserir e manipular informações em um dispositivo PDA. Pequenas e finas, essas canetas falsas permitem que os usuários toquem nos menus, escrevam notas e desenhem em seus dispositivos. Como as telas do PDA são tão pequenas, você deve usar scripts abreviados e apenas diagramas muito limitados quando se trata de anotações.
Canetas digitais
Usadas em conjunto com um computador, as canetas digitais permitem uma gama de funções muito mais ampla do que uma caneta. Os designers gráficos costumam usar canetas digitais para criar arte em tablets, enquanto os alunos ávidos fazem anotações completas em sala de aula. Esses dispositivos traduzem o movimento de volta para o computador, onde é renderizado em gráficos, escrita ou texto.
Outras diferenças
Uma caneta é geralmente menor e muito mais fina do que uma caneta digital porque não contém componentes eletrônicos internos. Muitas canetas digitais fazem mais do que apenas escrever ou desenhar; eles geralmente têm recursos internos para gravar áudio também. Enquanto uma caneta requer apenas pressão na tela de um PDA para que sua entrada seja gravada, as canetas digitais requerem alguma forma de conexão a um computador para funcionar, seja uma forma de fio, conexão Bluetooth, etc. de tipos especiais de papel, enquanto uma caneta precisa apenas da tela de seu dispositivo pai.