Os programadores de computador escrevem todos os aspectos de qualquer software que faça um computador rodar, calcular, registrar, analisar e produzir dados. Aproximadamente 80% do processo de design de software é executado em papel antes que a escrita de qualquer código de computador realmente comece. Os programadores usam ferramentas como documentação de design, fluxogramas e pseudocódigo para manter o processo de programação organizado.
Documentação
Apenas programadores de computador e aqueles que trabalham no projeto de desenvolvimento de software verão a documentação inicial do programa, que inclui saída, design de impressão, saída de tela e documentação de entrada. Os usuários finais verão apenas os manuais técnicos de "como fazer" durante o lançamento do software. A documentação de saída descreve quais são os resultados da análise de dados que o software deve fazer. O design da impressora inclui o layout da aparência dos documentos impressos para o usuário final. A documentação de saída de tela são relatórios e desenhos de como cada tela ficará para o usuário final quando o usuário final puder interagir com o software. A documentação de entrada inclui descrições de quais tipos de dados serão colocados no novo programa, como nomes, datas, valores, informações de cartão de crédito, bancos de dados e muito mais. Todas essas peças de documentação ajudam o programador de computador a criar nomes de variáveis a serem usados no código do computador.
Fluxogramas
Os fluxogramas são diagramas ilustrados que ilustram o que cada processo faz com um dado à medida que é processado pelos vários componentes do novo aplicativo de software. Cada gráfico começa com um pequeno oval e indica o movimento ao longo do processo com setas direcionais através das formas. Cada forma tem um significado diferente. As caixas retangulares indicam um processo ou uma ação. Os diamantes indicam um ponto de decisão e terão um indicador direcional "sim" ou "não" que se estende a partir deles. Os fluxogramas terminam com um pequeno oval. As páginas são conectadas com pequenos círculos quando aplicável. Os fluxogramas descrevem visualmente o que o processo deve fazer e quando para que os programadores possam escrever o código do computador na ordem da lógica especificada nos fluxogramas.
Pseudocódigo
Pseudocódigo é um termo técnico para "código falso", pois são blocos de instruções alinhadas destinadas a representar o código de computador real escrito em inglês simples. As linhas de pseudocódigo são modeladas de acordo com os padrões lógicos visuais nos fluxogramas. Este código falso pode ser tão simples como "Usuário pressiona o botão 'Enter'. A tela exibe 'Hello World!'" até complexo, como "Usuário pressiona o botão 'Enter'. A sub-rotina de cálculo começa. A tela exibe a resposta em formato decimal." Depois que o pseudocódigo é escrito para o software, o programador de computador irá "verificá-lo" executando-o para certificar-se de que funciona logicamente. Quando não há erros lógicos teóricos presentes e cada seção do código é contabilizada, o programador se senta e escreve o código de computador real na linguagem de programação especificada pelo empregador.