A manufatura auxiliada por computador, também conhecida como CAM, usa projetos gerados por computador (CADs) para construir algo, geralmente um produto vendável. Devido à forma como o CAD e o CAM interagem, muitos fabricantes desenvolveram sistemas CAD/CAM combinados. O uso do CAM traz benefícios, como a rápida produção em massa. No entanto, o CAM tem deficiências que qualquer engenheiro ou empresário deve entender. Essas desvantagens não significam necessariamente que você deva descartar o CAM como uma opção para os negócios. Mas eles podem afetar a abordagem que você adota para colocar um produto no mercado.
Custo
Conforme afirmado pelo Departamento de Design e Tecnologia da Escola de St. Thomas Rich, a tecnologia de computador usada no CAM é cara para implementar e suportar. Isso é complicado pelo fato de que a tecnologia não é constante. Novos dispositivos de hardware e programas de software surgem constantemente no mercado e engenheiros e empresários precisam tentar acompanhar essas mudanças por motivos de compatibilidade. Além disso, custa dinheiro treinar membros da equipe para usar a tecnologia. Isso significa que o custo do CAM não para após a implementação inicial.
Falha de tecnologia
Os computadores usados no CAM podem quebrar, assim como os equipamentos relacionados, como robôs. Sempre que isso acontece, existe o risco de desaceleração ou interrupção da produção. Isso não é desejável quando uma empresa está em um cronograma de produção rigoroso. O risco é maior em empresas que dependem de uma estrutura de linha de montagem, pois a falha nesses tipos de empresas afeta todos os pontos de produção após a falha, em vez de apenas uma área de produção isolada.
Resíduos
O CAM depende dos projetos precisos produzidos pelo software de computador. Se houver uma falha no projeto, alguns materiais podem ser desperdiçados, pois você pode não descobrir a falha até ver o produto real. Este não é um grande problema se os produtos são recicláveis ou são baratos. No entanto, torna-se um problema em produtos feitos com materiais que não podem ser reutilizados, como o isopor, ou que têm um custo alto, como um carro. Você também precisa dedicar tempo e esforço para descartar ou reciclar os resíduos e comprar materiais de substituição.
Projeto finalizado
Conforme apontado pela Reference for Business, o CAM depende dos projetos de um sistema CAD. Assim, não ajuda muito os designers, pois se concentra no estágio final de um determinado projeto. É difícil desenvolver um sistema CAM sem primeiro ter o sistema CAD.
Qualidade
Como os sistemas CAM trabalham sempre com os mesmos projetos, eles podem ser altamente precisos em termos de produção da mesma qualidade de produto. No entanto, falhas podem e ocorrem. Como o processo de fabricação é automatizado, os funcionários da empresa podem não descobrir as falhas a menos que tenham uma boa equipe de garantia de qualidade.