Existem três tipos principais de problemas de cabo de rede:problemas de conectividade, problemas de desempenho e problemas de continuidade. Se sua conexão de rede parou de funcionar e você acredita que pode ser causado por um cabo defeituoso que o conecta a uma rede Ethernet, há três testes básicos que você pode realizar para verificar se o cabo é o problema.
Como testar problemas de conectividade
Os problemas de conectividade geralmente são causados por uma falha em um cabo ou em suas conexões em ambas as extremidades. Um teste rápido para verificar a conectividade é conectar o cabo suspeito ao conector de rede de outro computador ou dispositivo de rede. Normalmente, a tomada à qual você conecta o cabo faz parte de um adaptador de rede, que fornece a interface entre um computador ou dispositivo e o cabo de rede.
Os adaptadores de rede normalmente têm uma ou duas luzes LED que indicam que existe uma conexão estabelecida e que a atividade de transmissão está ocorrendo na linha. Uma conexão de rede é indicada pelo LED Link do adaptador de rede. Após conectar o cabo no adaptador de rede, o LED Link deve acender ou começar a piscar para indicar que a conexão foi feita. Se o LED não acender ou piscar, provavelmente há um problema com o cabo ou seu conector, ou ambos.
Teste de problemas de desempenho
Se você tiver um problema de desempenho, sua conexão de rede está falhando intermitentemente ou está transmitindo dados em velocidades muito mais lentas. Os problemas de desempenho geralmente são causados por um cabo danificado ou dobrado. Embora normalmente seja possível endireitar um cabo dobrado para resolver o problema, talvez seja necessário substituir um cabo danificado.
Para solucionar um problema de desempenho, examine visualmente o comprimento do cabo e procure por curvas acentuadas, dobras ou outras falhas físicas no cabo. Em muitas instalações de cabos, como aquelas em que o cabo é instalado dentro de uma parede, pode ser necessário procurar ajuda adicional. No entanto, se você encontrar uma dobra acentuada ou torção no cabo, endireite o cabo e verifique se o problema foi resolvido.
Antes de simplesmente substituir o cabo, agite o cabo levemente no conector de lado a lado para ver se a conexão pode ser restabelecida. Nesse caso, o problema está no conector, o que significa que você deve reparar ou substituir todo o cabo. Se ambos os testes não corrigirem o problema, sua melhor aposta é substituir o cabo por um que você saiba que é bom.
Teste de problemas de continuidade
Além de conectores defeituosos e dobras em um cabo, problemas de continuidade também podem ser causados por um cabo cortado ou cortado, um objeto estranho - como um prego, grampo ou parafuso - penetrando no cabo, forte interferência eletromagnética ou EMI, ou qualquer outro dano físico ou interferência. Se for possível uma varredura visual do comprimento de um cabo, verifique qualquer uma dessas causas. Se o cabo não puder ser verificado visualmente, teste-o com um testador de continuidade, dispositivo eletrônico feito especialmente para esta finalidade. Se o problema for EMI - ou sua interferência de radiofrequência prima, ou RFI - o testador de continuidade deve identificá-lo como baixa continuidade.
Se o problema persistir
Se você substituiu o cabo de rede e isso não resolveu o problema, é provável que os problemas sejam com a configuração da rede local, um ou mais dos dispositivos de conectividade de rede -- como adaptador, switches, roteadores e assim por diante - - ou sistema operacional de um servidor de rede. Uma falha nesses níveis requer um nível mais alto de solução de problemas.