A Internet é um grupo complicado e multifacetado de conexões com muitos pontos de falha. Testar sua própria conexão significa coletar dados suficientes para identificar onde, se houver, sua conexão falha. Muitas vezes, uma conexão instável tem mais a ver com equipamentos locais do que com a própria conexão com a Internet.
Como configurar tudo
Para testar a estabilidade da Internet, você precisará de um computador em sua rede capaz de emitir um comando "ping" e receber uma resposta. Coloque o computador fora do firewall ou desative quaisquer firewalls de software que possam estar instalados. Também é melhor testar sua Internet por meio de uma conexão a cabo e não por Wi-Fi. Use os endereços de pelo menos dois servidores na Internet que aceitam pings - e que provavelmente não falharão. Os endereços IP são preferidos aos URLs. Duas boas opções são os servidores de projeto OpenDNS (link em Recursos) e um servidor Network Time Protocol administrado pelo governo (link em Recursos). Por fim, registre seus resultados usando um programa de planilhas, como o aplicativo de planilhas do Google ou o Excel da Microsoft.
Como fazer ping
Os pings são emitidos usando a interface de linha de comando, que está disponível em praticamente todos os sistemas operacionais. O ping simplesmente envia um pacote de dados para um computador remoto, solicitando que o computador responda. Se ele responder, ele registrará informações sobre essa resposta para sua análise. Você abrirá uma janela de comando para cada endereço que planeja fazer ping e, em seguida, emitirá o seguinte comando (sem aspas):"ping [endereço do servidor]". Execute este comando pelo menos duas ou três vezes seguidas, cada vez. Execute esses grupos de pings várias vezes ao dia por pelo menos uma semana.
O que fazer com seus pings
Após a conclusão de cada comando ping, você receberá informações resumidas que incluem quantos pacotes foram enviados, quantos foram recebidos, a porcentagem de pacotes perdidos e o tempo médio que as respostas levaram para retornar. Documente essas informações, certificando-se de anotar a data e a hora em que você executou os pings. Depois de ter uma ou duas semanas de dados, observe as leituras. A estabilidade da sua Internet será medida pela pouca variação dos resultados do ping para um servidor específico ao longo do tempo. Usando uma planilha, meça o desvio padrão dos tempos médios de resposta de ping. Quanto menor o desvio padrão, mais estável é a conexão com a Internet. A alta perda de pacotes também é um sinal de uma conexão instável. Lembre-se de que ambos os endereços precisam apresentar resultados semelhantes para sugerir que sua Internet é instável. Se você achar que seus dois endereços IP têm desvios padrão muito diferentes, tente o teste novamente com novos endereços IP.
O que vem depois?
Se os resultados forem lentos ou variarem muito, primeiro desconecte e reconecte o modem. Essa redefinição às vezes estabiliza a conexão. Se você estiver redefinindo a conexão com frequência, entre em contato com seu ISP. Permita que eles o guiem pelo processo de solução de problemas. Isso incluirá a redefinição do modem e a execução de comandos ping. Se eles não virem um problema do lado deles, peça que um técnico verifique os cabos. Conexões de Internet instáveis podem ser responsáveis por fios ruins, desgastados ou encharcados.