Muitos usuários do Windows que encontram problemas no sistema chegam à conclusão de que um processo chamado rundll32 é o culpado, pois pode aparecer várias vezes no Gerenciador de Tarefas do Windows e consumir tantos recursos do sistema que o computador fica lento. Rundll32 não é o culpado, no entanto, e nunca deve ser desinstalado ou desabilitado - é um processo crítico do sistema Windows. A desativação do rundll32 fará com que seu sistema fique instável ou, pior, impedirá que o Windows seja inicializado. Em vez disso, você pode identificar quais processos estão seqüestrando ou se passando por rundll32 e desabilitar ou desinstalar esses processos.
Etapa 1
Execute programas antivírus e anti-spyware em seu computador. Siga as instruções do fabricante do software para realizar uma verificação completa do sistema. Para obter melhores resultados, execute essas verificações no Modo de segurança do Windows (Recurso 1). Reinicie o computador quando terminar.
Etapa 2
Procure por erros ou instabilidade em seu sistema. Se o seu computador funcionar mais suavemente após as verificações de vírus/spyware, você provavelmente erradicou os processos que estavam sequestrando o rundll32.exe.
Etapa 3
Verifique o arquivo rundll32.exe legítimo. Se você continuar a ter problemas, você deve identificar quais programas estão se passando por rundll32. O arquivo rundll32.exe real está localizado em C:\Windows\System32\rundll32.exe. Localize este arquivo realizando uma pesquisa. Clique no botão “Iniciar” e depois em “Pesquisar”. Digite “rundll32″ na caixa de pesquisa. No Windows Vista e 7, digite “rundll32″ na caixa de execução/pesquisa no menu “Iniciar”.
Etapa 4
Copie — mas não mova — o arquivo rundll32.exe legítimo da pasta System32 para sua área de trabalho. Renomeie-o rundll32COPY.exe.
Etapa 5
Exclua todos os outros arquivos rundll32.exe que foram retornados em sua pesquisa. Não exclua a versão localizada em C:\Windows\System32. Esvazie sua Lixeira depois de excluir os arquivos.
Etapa 6
Reinicie o computador. Na maioria dos casos, você deve ter excluído todas as versões maliciosas do rundll32.exe. Se você deixou o arquivo legítimo intacto, o Windows deve funcionar normalmente. Se você a excluiu por engano, copie a versão de backup da área de trabalho de volta para a pasta System32 e renomeie-a como rundll32.exe.
Dica
Sempre que realizar operações que envolvam arquivos importantes do sistema, você deve primeiro fazer backup de todos os dados importantes, caso cometa um erro ou ocorra um erro diferente.
Aviso
A pesquisa do sistema por "rundll32" pode retornar uma lista de arquivos de pré-busca rundll32, dependendo do sistema operacional Windows. Não exclua esses arquivos. Exclua apenas arquivos com extensão .exe ou, no Windows Vista/7, aqueles classificados como "Aplicativos".