Quando você exclui uma mensagem enviada do seu programa de e-mail, ela pode não desaparecer para sempre. Com as mensagens enviadas, assim como com outros tipos de mensagens, pode muito bem haver uma cópia salva em algum lugar do seu computador. Recuperar essa cópia salva é um processo que funciona apenas com e-mails baseados em sistema ou computador, como aqueles que usam o Microsoft Outlook, Mozilla Thunderbird ou sistema privado da empresa ou e-mails baseados em computador. Mesmo com esses tipos de programas, pode ser muito difícil encontrar mensagens enviadas excluídas.
Etapa 1
Olhe na lixeira do seu programa de e-mail. Há sempre uma chance de que você não tenha excluído a mensagem desta lixeira ou que o programa de e-mail tenha salvo uma cópia na lixeira. Se você encontrá-lo, você pode clicar nele para restaurá-lo e visualizá-lo.
Etapa 2
Procure na lixeira na área de trabalho do seu computador. Se você estiver trabalhando com um programa de e-mail baseado em computador ou sistema, é provável que uma cópia do arquivo excluído tenha sido salva na lixeira. Você também pode verificar seus arquivos temporários da Internet, indo em “Painel de Controle”, depois em “Internet” e depois em “Arquivos Temporários”. Se você encontrar uma cópia, clique com o botão direito nela e escolha "restaurar".
Etapa 3
Fale com seu provedor de serviços de Internet (ISP). Em alguns casos, as cópias das mensagens são salvas temporariamente nos servidores do seu provedor de serviços. Se você falar com seu provedor de serviços em breve, poderá fazer com que o ISP restaure as mensagens em sua caixa de entrada ou envie uma cópia da mensagem. O ISP geralmente salva uma cópia da mensagem por 30 dias, portanto, contanto que você tenha entrado em contato com eles antes disso, poderá encontrar uma cópia.
Etapa 4
Baixe e execute um software de recuperação de e-mail em seu computador. Esses programas de software podem encontrar cópias salvas em seu computador em lugares que você não pode. Use apenas o software que seu ISP recomenda ou fornece para seu computador, serviço de e-mail e programa de e-mail específicos. Contacte o seu ISP específico. É vital que você peça um programa ao seu provedor, pois o provedor é o único que saberá o que a combinação do seu sistema operacional, seu computador e seu software significará para os sistemas de recuperação de e-mail.