O microchip é a tecnologia subjacente a grande parte da vida moderna. Não apenas seu computador doméstico, mas seu carro, aparelho de som, torradeira e qualquer outra ferramenta provavelmente terá microchips. O microchip - ou "circuito integrado" - inventado por Jack Kilby em 1958, permitiu o encolhimento dramático que a tecnologia do computador sofreu desde então, tornando o chip uma parte onipresente da vida moderna.
Analógico e Digital
Os microchips usados hoje vêm em duas categorias básicas que determinam sua função na estrutura maior do computador. Os chips analógicos regulam e aumentam a força dos sinais que recebem dos chips digitais, que fazem o processamento real das informações binárias. Para usar uma metáfora, os chips digitais funcionam como o cérebro e os chips analógicos funcionam como o sistema nervoso. Usando esses dois tipos básicos de chips, os fabricantes de computadores criam sistemas de complexidade cada vez maior.
O Microprocessador
A criação dos primeiros microprocessadores envolveu basicamente a redução de todo um computador inicial em um único microchip. Todas as funções básicas que antes eram produzidas por um grande sistema de circuitos interconectados separados agora eram combinadas em um único circuito integrado. O microprocessador possibilitou o computador pessoal e agora é encontrado no coração de dispositivos como telefones celulares. Os computadores modernos usam um chip microprocessador para executar todas as funções básicas de processamento de dados.
Funções analógicas
Enquanto os chips digitais, como o microprocessador, fazem a classificação real dos números binários, os chips analógicos desempenham funções importantes, classificando os sinais entre os diferentes microprocessadores e suas saídas especiais. Os chips analógicos tornam o projeto do computador muito mais fácil para os especialistas em computação, pois eles podem usar chips analógicos já habilmente criados para conectar e regular os chips digitais mais recentes. Alguns chips também foram criados que combinam funções digitais e analógicas, permitindo tamanhos de computador ainda menores.