Testar a velocidade de uma rede privada virtual é um pouco diferente de testar sua conexão regular com a Internet. Ambos os testes de velocidade usam as mesmas ferramentas, mas sem algumas informações importantes, um teste em sua VPN pode fornecer resultados imprecisos. Testar a velocidade da sua VPN não custa nada, por isso é sempre uma etapa de solução de problemas que vale a pena quando você tem uma velocidade de conexão ruim.
Local do teste
A informação mais importante para testar a velocidade de conexão da sua VPN é a localização do servidor host da VPN. A distância entre seu computador e o servidor afeta diretamente a velocidade, pois na maioria dos casos sua conexão precisa ser roteada através de vários hubs para fazer conexões de longa distância. Quanto mais longe, mais lenta é a velocidade. Você precisará configurar o teste de velocidade para conectá-lo o mais próximo possível do servidor host, mesmo ao fazer seu teste de controle não VPN. O teste VPN escolherá automaticamente esse local, mas o teste não VPN não, distorcendo os resultados antes da comparação.
Teste de velocidade
Para realizar o teste real, você precisará usar um testador de velocidade de conexão. Existem vários disponíveis online gratuitamente, incluindo o SpeedTest.net da Ookla, o Speakeasy Speed Test, o Speed Test da BandwidthPlace e os testes de velocidade da Verizon, Xfinity e AT&T. A maioria desses testes detectará automaticamente sua localização ou a localização da VPN, mas não todos. Em ambos os casos, o primeiro teste que você realizar deve ser fora da VPN, mas com a localização do servidor da VPN definida como o ponto de teste. Isso lhe dará uma representação mais precisa da sua velocidade de conexão direta à área sem os efeitos do uso da VPN e, portanto, servirá como sua velocidade de controle. Assim que tiver um número de controle, conecte-se à VPN e execute o teste novamente usando o mesmo local.
Análise de resultados
Depois de terminar o teste, você deve ter alguns resultados para comparar. Geralmente, os resultados da VPN serão ligeiramente inferiores aos resultados da velocidade de controle. Isso é normal, resultado dos mecanismos de encapsulamento e compressão que as VPNs usam para proteger os dados transmitidos pela rede. Para obter o melhor reflexo da velocidade de conexão disponível, você deve realizar seus testes quando o menor número possível de pessoas estiver usando suas conexões LAN e VPN, para reduzir o congestionamento da largura de banda. A realização de vários testes para cada valor e a média dos resultados também podem ser úteis para determinar a velocidade geral da conexão.
Considerações
Existem vários fatores que podem levar a velocidades de conexão mais lentas em sua VPN. O congestionamento de rede causado por outros usuários em sua LAN ou conexão sem fio diminuirá a velocidade geral, o que, por sua vez, diminuirá a velocidade da sua VPN. Além disso, se houver uma distância considerável entre você e o host de sua VPN, especialmente distâncias transcontinentais, o desempenho sempre será menor do que você pode esperar de uma conexão mais próxima. Embora os testes de velocidade possam ser uma ferramenta útil para diagnosticar problemas de conexão, seu escopo é um pouco limitado - eles podem indicar que algo está errado com a conexão, mas não a causa.