A maioria dos computadores desktop e laptops tem apenas um processador físico; enquanto alguns sistemas de servidor e desktops de última geração têm mais. Os processadores podem ter vários núcleos que atuam como CPUs lógicas no Windows. Se você planeja atualizar o software, instalar um novo jogo ou usar aplicativos com muitos recursos - ou se estiver simplesmente curioso - saber o número de núcleos de processador em seu PC pode ajudá-lo a determinar se seu sistema está à altura das tarefas você deseja realizar. Com o Windows 8.1, encontrar o número de núcleos do processador leva menos de um minuto ou dois.
Etapa 1
Pressione “Windows-X” e clique em “Gerenciador de dispositivos” no menu de acesso rápido.
Etapa 2
Dê um duplo clique em “Processadores” na lista de hardware.
Etapa 3
Conte o número de dispositivos mostrados no cabeçalho da categoria Processadores na janela Gerenciador de dispositivos. Este é o número de processadores lógicos usados pelo Windows.
Dica
Se o seu sistema tiver um processador AMD, o número de processadores virtuais também representará o número de núcleos na CPU. Se o seu computador tiver um processador Intel de vários núcleos, divida o número de processadores virtuais mostrado no Gerenciador de dispositivos por dois para determinar o número real de núcleos na CPU.
Se você precisar saber o número de processadores físicos instalados em seu computador, poderá encontrar as informações na janela Sistema. Para acessar a janela do sistema, pressione as teclas "Windows-Pause" simultaneamente. Na janela Sistema, o número de processadores (e seu tipo) aparece na seção Sistema no meio da janela.