O Regedit é um programa utilitário de edição de registro integrado ao sistema operacional Windows. Usando o programa Regedit, a associação entre uma extensão de arquivo e o software que utiliza o arquivo é editada no Registro do Windows. O Regedit não é fácil de usar ou é amigável. Requer que você saiba exatamente qual o efeito que as alterações feitas terão, pois entradas inválidas podem tornar o sistema operacional inoperante.
Etapa 1
Clique no botão Iniciar do Windows e digite "regedit" na caixa Pesquisar programas e arquivos. Pressione “Enter” e o programa editor de registro deve iniciar. Se o Controle de Conta de Usuário interceder, perguntando se você deseja permitir que o programa faça uma alteração, clique em "Sim".
Etapa 2
Clique na ramificação HKEY_CLASSES_ROOT no painel esquerdo para expandi-la. Essa ramificação do registro contém todas as informações de associação de arquivos. Role a lista até encontrar a extensão do arquivo que deseja alterar.
Etapa 3
Clique na extensão do arquivo para expandir a chave. As subchaves associadas ao tipo de arquivo selecionado são exibidas. Edite os valores da chave clicando com o botão direito do mouse na subchave e selecionando "Modificar" no menu. As alterações feitas serão salvas quando o registro for fechado.
Etapa 4
Reinicie o Windows para tornar as alterações do registro visíveis para o sistema operacional.
Dica
Faça backup do registro antes de fazer qualquer alteração nos valores ou na estrutura do registro. Quando o Regedit for iniciado, selecione “Arquivo”>”Exportar ..” no menu. Uma caixa de diálogo de salvamento de arquivo aparecerá, permitindo que você nomeie o arquivo de backup do registro e o local. Dê ao arquivo de exportação um nome e um local memoráveis. Deixe a extensão do arquivo definida como .reg. Defina o intervalo de exportação para todos e clique em "Salvar".
Aviso
Não adivinhe quais alterações devem ser feitas nas chaves do Registro ao alterar as associações de arquivos. Se você inserir o valor de chave errado ou danificar a estrutura do Registro, poderá tornar o Windows inoperante.