Ao comprar um computador, você verá desktops e laptops Intel e Advanced Micro Devices (AMD) à venda. Intel e AMD produzem unidades de processamento central (CPU) que alimentam computadores.
Comparando velocidade
A frequência, dada em gigahertz (GHz), é a velocidade de uma CPU. Em processadores multicore, a frequência é a mesma para cada núcleo, de modo que uma CPU dualcore de 2,2 GHz tem uma velocidade geral de 4,4 GHz. Gigahertz é uma unidade de medida definida, mas um Intel de 3 GHz não é igual à velocidade de processamento de um AMD de 3 GHz. O funcionamento interno das CPUs de cada marca é diferente. Embora a frequência de uma CPU continue sendo o fator mais importante na determinação de sua velocidade, comparar CPUs Intel e AMD fica complicado nesse aspecto. Como regra geral, as CPUs AMD têm classificações de frequência mais baixas do que suas contrapartes Intel.
Orçamento, médio, alto padrão
Tanto a Intel quanto a AMD usam nomes para diferenciar seus processadores econômicos, intermediários e avançados. Celeron e Sempron são CPUs de baixo custo da Intel e AMD, respectivamente, embora o Celeron seja considerado o mais barato de todos os processadores devido à diminuição dos recursos gerais. Os processadores Pentium D são executados no topo dos modelos Intel de baixo custo. A partir de 2010, o Core Duo e Core 2 Duo da Intel são CPUs de gama média da empresa. Eles competem com o Athlon II e Phenom X3 e X4 da AMD. Os CPUs de melhor desempenho, a partir de 2010, são o Core i7 da Intel e o Phenom II X6 da AMD.
Preço
A AMD precifica competitivamente suas CPUs para permanecer no mercado dominado pela Intel. Embora os computadores e laptops pré-fabricados de marca tendam a ser baseados em Intel, os processadores AMD são comumente encontrados em modelos econômicos.