No mundo dos computadores, "boot" significa iniciar. A diferença entre uma inicialização a quente e uma inicialização a frio está no fato de o computador precisar ser inicializado a partir de um estado desligado.
Inicialização a frio
Quando você desliga e liga o computador novamente, está executando o que é chamado de inicialização a frio. Durante uma inicialização a frio, o computador executa autotestes em seu hardware e carrega seu sistema operacional antes de estar pronto para uso.
Inicialização a quente
Quando você reinicia o sistema sem interromper a energia, é uma inicialização a quente. Uma inicialização a quente geralmente é feita a partir do sistema operacional e não inicia a rotina de autoteste do computador. Para executar uma inicialização a quente, clique no ícone de energia na tela Iniciar, se mostrado, e clique em “Reiniciar”. Se você não vir o ícone de energia, passe o mouse sobre o canto inferior direito da tela e clique em “Configurações” e, em seguida, clique em “Energia” seguido de “Reinicializar”.
Considerações
Diferentes métodos de inicialização têm diferentes usos e resultados. A inicialização a quente permite que todos os processos sejam fechados e que as atualizações e instalações do programa sejam concluídas, e pode limpar erros e congelamentos. Esse procedimento leva menos tempo do que uma inicialização a frio porque o computador não executa a rotina de autoteste. Com a inicialização a quente, os componentes não têm a chance de redefinir totalmente, resfriar ou parar, e a memória pode não ser limpa. Uma inicialização a frio dá ao poder a chance de descarregar completamente da placa-mãe e redefinir todos os componentes, limpando assim a memória. Uma inicialização a frio significa que o disco rígido para e gira novamente, e os componentes podem esfriar e reaquecer.