As TVs de tubo de raios catódicos (CRT) são televisores mais volumosos que não são mais fabricados. Eles usam uma tecnologia chamada "arma de luz" para disparar cores na tela para criar a imagem. As TVs CRT são maiores que os modelos contemporâneos de tela plana por causa da grande pistola de cores que contêm. Eles também são extremamente pesados.
Modelos comerciais
De acordo com hdtvsolutions.com, o maior modelo de TV CRT disponível comercialmente tem cerca de 45 polegadas e pesa várias centenas de quilos. À medida que o tamanho da tela aumenta, o mesmo acontece com o tamanho do tubo de imagem, tornando a TV muito mais volumosa. TVs maiores não são comercializáveis. A profundidade, o peso e o custo dificultavam sua venda. Uma TV de 50 polegadas exigiria um tubo de imagem de 38 polegadas e uma caixa ainda maior, tornando quase impossível para a TV caber dentro de uma porta padrão. TVs maiores também pesariam muito mais.
Mais pesado
A TV CRT mais pesada pesava 750 libras e media 40 polegadas. À medida que a tecnologia CRT melhorou, os fabricantes conseguiram reduzir o peso de suas TVs. As primeiras TVs CRT eram muito mais pesadas que os modelos posteriores. Por exemplo, uma TV de 32 polegadas no início dos anos 90 pode pesar tanto quanto uma de 40 polegadas no ano 2000.
Recordista
A Mitsubishi estava experimentando modelos CRT maiores e produziu apenas algumas TVs CRT de 61 polegadas. A tecnologia provou ser muito instável e os tubos de imagem nessas TVs não duraram muito. Como resultado, eles foram descontinuados rapidamente. O conteúdo fluorescente do tubo de imagem CRT é altamente perigoso e os fabricantes não conseguiram fazer modelos maiores que fossem seguros.