Ao contrário dos sinais analógicos de tensão ou corrente, os sinais digitais não variam de forma suave e contínua, mas sim em etapas ou incrementos. A tecnologia digital gera, armazena e processa dados como uma sequência de dígitos binários, ou "bits" - uns e zeros - e seu papel na sociedade desde o início dos anos 1990 tem sido comparado ao da ferrovia durante a Revolução Industrial.
História
A história da tecnologia digital moderna pode ser rastreada até o trabalho sobre semicondutores - os materiais de escolha para chips de computador - por Michael Faraday no final do século XIX. Não foi até 1971, no entanto, que a IBM lançou as sementes para uma revolução na computação pessoal com seu computador de negócios PC 5150. Em 2000, a indústria mundial de semicondutores valia US$ 200 bilhões.
Dispositivos digitais
Houve uma espécie de "revolução digital" desde o final do século XX. Atualmente, a tecnologia digital pode ser encontrada não apenas em computadores, mas em uma ampla gama de dispositivos eletrônicos de consumo, incluindo telefones celulares, câmeras e filmadoras digitais e tocadores de MP3.
Fontes de dados digitais
A tecnologia digital também permite que livros e manuscritos sejam digitalizados ou transcritos em formato digital e acessados e pesquisados on-line ou por meio de um dispositivo eletrônico.