A CPU, ou Unidade Central de Processamento, controla o quão bem um computador executa tarefas. A CPU lida com todos os cálculos que um computador precisa para funcionar. Otimizar a velocidade na qual a CPU é executada aumenta o desempenho e permite que o computador execute mais tarefas pesadas da CPU. A otimização da CPU é feita através da seção Opções de Energia do Painel de Controle no sistema operacional Windows.
Etapa 1
Segure as teclas “Control”, “Alt” e “Delete” para abrir o Gerenciador de Tarefas. No Gerenciador de Tarefas, clique na guia "Processo". Percorra a lista de processos e exclua aqueles que não são necessários, como a Barra Lateral do Windows e qualquer jogo ou programa de bate-papo. A eliminação de processos desnecessários libera energia da CPU para tarefas mais importantes.
Etapa 2
Clique em “Iniciar” e selecione “Painel de Controle”. No Painel de Controle, clique em “Sistema e Manutenção” e depois em “Opções de Energia”. Na seção "Plano de energia", escolha "Alto desempenho" ou "Equilibrado". A configuração balanceada oferece um bom desempenho da CPU sem causar problemas de aquecimento, enquanto o alto desempenho força a CPU a usar todos os seus recursos constantemente, resultando em altas temperaturas da CPU.
Etapa 3
Clique no link "Alterar configurações do plano" no plano escolhido. Na próxima janela, clique em "Opções avançadas de energia". Desça a janela até o campo "Gerenciamento de energia do processador". Expanda o campo e clique em "Estado máximo do processador". Certifique-se de que o número neste campo seja 100. Esse número é a quantidade máxima de energia do processador que o computador pode acessar de uma só vez. Clique em "OK" para salvar as alterações e navegar para fora da janela.
Dica
Você pode redefinir quaisquer alterações feitas em seu valor padrão clicando nos botões "Restaurar para padrões" localizados nas janelas "Opções de energia" e "Opções de energia avançadas".