Embora os discos rígidos modernos de maior capacidade estejam se tornando mais acessíveis, eles ainda podem não ter espaço suficiente para armazenar grandes arquivos ou programas multimídia. A compactação desses arquivos os torna mais fáceis de armazenar e mais rápidos de transmitir por e-mail ou por meio de um site. Mesmo assim, se um arquivo compactado for muito grande, pode ser necessário dividi-lo em arquivos zip menores, que devem ser unidos antes que o original possa ser descompactado.
Etapa 1
Clique no botão “Iniciar” no Windows XP ou sistemas operacionais posteriores e escolha “Meu Computador” para exibir a janela Meu Computador.
Etapa 2
Navegue até o local dos arquivos zip divididos clicando duas vezes em unidades e pastas para abri-los.
Etapa 3
Escolha o menu "Arquivo" e selecione "Novo" e "Pasta" para criar uma nova pasta, que você pode renomear opcionalmente. Arraste todos os arquivos zip divididos para esta pasta. Você deve incluir todas as peças, que têm o mesmo nome, mas uma extensão numerada sequencialmente. Se alguma parte estiver faltando, você não poderá combinar os arquivos.
Etapa 4
Escolha "Extrair todos os arquivos" no painel Tarefas de pasta da janela. Um assistente aparece perguntando onde armazenar o arquivo descompactado. Especifique um local e siga o assistente para concluir a descompactação.
Dica
Baixe, instale e execute um utilitário de descompactação autônomo, como Zip Genius, Quick Zip ou Zip Reader, se o seu sistema operacional for anterior ao Windows XP (consulte "Recursos"). Em vez de clicar duas vezes no primeiro arquivo zip, carregue-o no software, escolhendo o menu “Arquivo” e depois “Abrir”. Escolher a opção ou botão do menu “Extrair” descompacta o arquivo original.